(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
15 jan 2018

3 desafios do empreendedor ao montar um laboratório

//
Comentários0

Começar um negócio próprio não é a coisa mais fácil de fazer. É preciso muita força de vontade, disciplina, motivação diária e foco nos objetivos. Ainda assim, ser dono do seu próprio laboratório pode ser extremamente gratificante, pois você tem a possibilidade de tomar as rédeas da sua carreira e do seu futuro.

Apesar de muitos empreendedores possuírem todas as informações necessárias para conduzir empresas, ainda é normal ter dificuldades com questões administrativas, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas e processos.

Montar um laboratório não é diferente de empreender em outros setores. Confira abaixo os 3 principais desafios do empreendedor ao montar um laboratório, e como superá-los.

Prestar atendimento de qualidade

Atender os pacientes com qualidade é uma condição essencial para o sucesso de qualquer laboratório. Principalmente nos dias de hoje, com consumidores cada vez mais exigentes. Por isso, preze pelo bom atendimento para que os pacientes retornem ao seu laboratório depois da primeira vez.

Além de treinar sua equipe para realizar um atendimento de qualidade, invista na automatização dos processos de atendimento. Por exemplo, ofereça prazos precisos de liberação de resultados e a opção de recebê-los via e-mail. Isso pode levar a menos erros por parte da sua equipe, e maior satisfação dos seus pacientes.

Melhorar os processos financeiros

O empreendedor à frente de um laboratório está sempre ocupado com muitas questões acontecendo ao mesmo tempo. No entanto, é necessário ficar especialmente atento aos números que indicam se sua empresa está tendo lucros ou não.

Sendo assim, é necessário saber quanto a empresa tem de capital de giro, qual o valor das despesas fixas e como está o estoque de produtos necessários para a realização dos exames.

Descuidar dos processos financeiros da empresa pode levar o empreendedor ao fracasso, mesmo se o atendimento e o serviço forem excelentes. Por isso, para que seu laboratório possa gerar resultados desde o começo, é essencial ter uma visão clara das finanças das empresas.

Agregar valor ao negócio

O setor laboratorial possui muita concorrência. Para se destacar em meio a outros laboratórios, você precisa mostrar seu diferencial para seus pacientes. Caso contrário, seu laboratório pode se tornar apenas mais um no meio de muitos.

Utilize recursos de tecnologia e ferramentas de automação para se destacar da concorrência. Alguns recursos são simples, funcionais e podem até triplicar o valor dos serviços prestados aos laboratórios.

Garantir a velocidade do seu atendimento pode ser um grande diferencial para os pacientes. Afinal, ninguém gosta de esperar muito tempo para ser atendido. Além disso, tratando-se de um laboratório, realizar diagnósticos de qualidade pode ser a grande diferença entre você e sua concorrência, e ainda contribuir para fidelizar seus pacientes.

O empreendedor que deseja montar seu laboratório enfrenta diversos desafios, desde a gestão de pessoas até a gestão financeira. A melhor solução, acima de tudo, é se manter informado sobre empreendedorismo e sobre as novidades do seu setor.

Você enfrenta ou já enfrentou, algum desses desafios do empreendedor? Tem dicas para novos empreendedores que querem montar seu próprio laboratório? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário

Vendas