(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
15 nov 2017

4 ideias para garantir a competitividade de um laboratório

//
Comentários0

O foco de todo laboratório é sempre o crescimento e a melhoria da qualidade, tendo em vista a demanda que o mercado de saúde exige atualmente. A busca por serviços de análises clínicas vem aumentando em grande escala no Brasil, com números cada vez maiores a cada ano, tornando o segmento laboratorial mais competitivo.

Isso exige mais inovação na área. Portanto, as empresas de saúde estão buscando melhores práticas de gestão para serem um diferencial no segmento. Mas qual será o segredo para se destacar no mercado?

Confira, neste post, 4 ideias que podem garantir a competitividade de um laboratório!

1. Melhorar o atendimento na recepção

O atendimento na recepção é o principal elo entre o paciente e o laboratório. Dessa forma, é preciso ser o melhor e mais moderno possível.

Um bom atendimento envolve rapidez e economia de tempo, bem como redução de filas de espera, e isso somente é possível graças aos softwares de gestão. Neles, os agendamentos de consultas e pedidos de exames são feitos de forma integrada e ágil, em uma tela única e simplificada, que pode conter a foto e biometria do paciente, aliando segurança e conforto.

Além disso, a entrega de laudos passa a ser mais rápida e confiável, visto que é possível manter um registro de quem acessou os resultados, que também podem ser vistos de forma on-line em qualquer dispositivo móvel conectado à Internet.

2. Aumentar a eficiência do atendimento

Para que o paciente se sinta satisfeito com o atendimento no seu laboratório, é importante garantir a qualidade dos sistemas de coleta e da execução dos exames, pois isso promove a fidelização.

A coleta informatizada traz mais rapidez e eficiência ao atendimento, pois as amostras são claramente identificadas com etiquetas, o que facilita sua conferência e atribui maior segurança para o paciente.

3. Preocupar-se com a qualidade dos exames

A principal preocupação dos técnicos de laboratório e bioquímicos responsáveis deve ser com a qualidade de como são executados os exames, além dos seus resultados. Isso é garantido por meio dos Sistemas de Informação de Laboratório (LIS). Esses sistemas reduzem a necessidade de mão de obra, agilizando os processos e diminuindo os erros.

Além de melhorar os níveis de confiabilidade e segurança, os softwares de laboratório automatizam e agilizam os processos diagnósticos, emitindo laudos com resultados de exames anteriores, o que pode ser uma vantagem tanto para o próprio paciente quanto para o médico que o acompanha.

Esses exames podem ser acessados via aplicativo para smartphones, e paciente e médico podem acompanhar os resultados e histórico laboratorial, encontrar unidades de coleta mais perto de casa e ter acesso aos prazos de entrega, bem como outras funcionalidades.

4. Gerenciar o faturamento do laboratório

Para uma boa gestão de um laboratório, é preciso ter bastante cuidado e organização, tendo em vista que há diversos funcionários trabalhando simultaneamente para gerar o fluxo de caixa da empresa. Dessa forma, a fim de que tudo possa ser bem-sucedido, há necessidade de se implantar um software de controle financeiro.

Esse programa faz o trabalho de inúmeras planilhas e tabelas de forma automatizada e integrada, com simples comandos, pois já vem com tudo configurado. É possível gerar um faturamento eletrônico de planos de saúde, criar e editar tabelas, o que permite ao seu laboratório ter convênios com clínicas, médicos e planos de assistência médica.

Automatizar e informatizar os processos, bem como melhorar o atendimento, são os principais caminhos para uma melhor competitividade de um laboratório, a fim de que possam sobreviver ao mercado acirrado. Dessa forma, por meio de melhores práticas de gestão, consegue-se o ideal reconhecimento como referência na sua área, bem como ter seus clientes fidelizados, garantindo assim o sucesso.

Todos que se dedicam à área da saúde têm como objetivo o cuidado com o paciente e, para um laboratório clínico, essa meta é alcançada quando os resultados são entregues com qualidade, segurança e de forma confiável.

Quer saber mais como você pode aumentar a competitividade de um laboratório, tornando-o uma referência em qualidade de atendimento? Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário