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27 nov 2017

5 dicas de marketing para laboratórios de análises clínicas

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Para se destacar frente à concorrência, é preciso aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Por isso, apostar em estratégias de marketing para laboratórios de análises clínicas é fundamental.

Estas estratégias criam diferenciais para a conquista de novos clientes, bem como garantem a fidelização dos pacientes ativos, o que é muito importante em períodos de crises econômicas.

Para entender a importância das estratégias de marketing neste setor e como colocá-las em prática, confira os tópicos abaixo e conheça 5 ótimas dicas para impulsionar o seu negócio. Aproveite!

1. Definir o público-alvo desejado

Segmentar o público e especializar o atendimento é essencial para melhorar a qualidade nos serviços prestados e, assim, fidelizar pacientes.

Ao definir o público-alvo, será possível ter um melhor entendimento sobre quais abordagens funcionarão melhor para alcançar os clientes desejados. Além disso, a segmentação é muito importante para investir assertivamente e garantir melhor retorno de suas estratégias de marketing.

Uma das formas de identificar onde está seu público é por meio de pesquisas. Com o levantamento de dados que apontam idade, sexo, profissão e frequência ao médico, será possível listar microrregiões com maior concentração de potenciais clientes e, assim, oferecer serviços específicos que atraiam maior demanda.

2. Apostar em exames específicos para a saúde feminina 

A segmentação já é um ótimo caminho, mas a especialização complementa esta estratégia de marketing para trazer resultados ainda melhores. Se por um lado, os atendimentos especializados atraem menor público, por outro, trazem maiores ganhos com exames mais complexos e rentáveis.

Especializações clínicas para exames direcionados à saúde feminina são ótimos exemplos. Dados do IBGE apontam que as mulheres correspondem a 51,4% da população. Esse número, somado à atual expectativa de 77 anos de vida e aos cuidados específicos que a saúde feminina demanda, revela um mercado especialmente promissor.

Algumas das alternativas de especializações para o público feminino são exames como testes de HPV, fertilidade, Papanicolau ou menopausa.

3. Participar de eventos do setor

Congressos e feiras são excelentes para se aproximar de grandes profissionais e saber as últimas novidades sobre pesquisas, tendências e serviços informatizados que facilitem a organização no negócio.

Algumas destas facilidades são relacionadas à rotina operacional do laboratório, com o emprego de novas tecnologias para a realização de exames e treinamentos para os colaboradores. De forma geral, essas novidades são importantes para evoluir a qualidade do atendimento.

Além disso, é sempre importante levar em consideração que a participação nestes eventos é uma ótima maneira de fazer um bom networking para futuras parcerias.

4. Oferecer conveniências para pacientes

É nos detalhes que o coração das pessoas é conquistado — e isso pode ser fundamental para ganhar a fidelidade de seus clientes. Nesse sentido, oferecer facilidades para que os pacientes se sintam especiais é muito importante.

Horários diferenciados para atendimento, realização de coleta domiciliar, agendamentos de exames via WhatsApp ou pela internet, e acesso a resultados on-line são algumas das alternativas que podem fazer toda a diferença para o público.

No atendimento presencial, é essencial oferecer pequenos confortos, como café e petiscos, revistas, wi-fi e climatização de ambientes. Outro ponto que deve ser considerado é a adaptação do laboratório para a acessibilidade de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

5. Apostar no marketing viral

O marketing viral, ou o famoso “boca a boca”, é uma das maneiras mais baratas de divulgar o laboratório para conquistar novos pacientes.

Uma das possibilidades de fazer isso é estabelecendo uma boa rede de contatos com médicos prescritores, já que esses profissionais têm grande grau de influência, indicando quais são os laboratórios mais confiáveis para a realização dos exames.

Uma das maneiras de estreitar o relacionamento com estes profissionais é entregando pessoalmente os resultados laboratoriais. Dessa maneira, o médico sentirá maior proximidade com o laboratório e terá conhecimento sobre investimentos tecnológicos que garantem laudos mais confiáveis. Além disto, ele poderá apresentar sugestões para melhorar o atendimento do laboratório.

Seguindo todas estas dicas e mantendo os esforços para entender seu mercado, as estratégias de marketing para laboratórios de análises clínicas sempre trarão ótimos resultados.

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