(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
28 maio 2018

6 exames de saúde masculina que laboratórios devem oferecer

//
Comentários0

Muitos homens costumam ignorar os exames de saúde e deixar os cuidados de lado. O dia a dia corrido ou a agenda cheia podem impedir que a saúde seja uma prioridade. Mas, como se sabe, a prevenção é bem melhor e mais eficaz que o tratamento de doenças. É preciso reverter essa situação e entender que os homens também precisam de cuidados.

Este comportamento ocorre por dois motivos: fator cultura e medo. É muito importante que os homens mudem essa conduta, começando a ir mais ao médico. Por isso, listamos 6 exames que os laboratórios devem oferecer para o público masculino. Acompanhe!

1. Colonoscopia

O câncer de reto e o de intestino são doenças comuns entre homens com mais de 50 anos. Por isso, o ideal seria oferecer o exame de colonoscopia em seu laboratório, para que seja possível diagnosticar mais cedo a presença de tumores, com um intervalo que seja aconselhado pelo médico.

O procedimento geralmente é realizado com o paciente sedado e com anestesia local. É introduzido um tubo óptico no reto do paciente para analisar minuciosamente a mucosa intestinal, para ver se são encontradas feridas ou outros sinais que possam diagnosticar se há algo de errado.

2. Eletrocardiograma

É comum, com a idade, que os homens apresentem hipertensão e disfunção erétil. Isso acontece, na maioria das vezes, quando ele está com problemas cardiovasculares. Para diagnosticar esses problemas, é recomendado fazer um eletrocardiograma.

O exame é capaz de detectar alguns problemas cardíacos, como infarto do miocárdio, problemas nas válvulas do coração, pericardite, doenças coronarianas, arritmias e aumento de cavidades cardíacas. Esse exame vai dizer como está o coração do paciente. Ele dura mais ou menos 5 minutos e deve ser feito todo ano por homens a partir de 40 anos.

3. Hemograma completo

É muito importante fazer exame de sangue completo, anualmente, a partir dos 20 anos. Através dele podem ser diagnosticadas diversas doenças, como diabetes, AIDS, anemia, hiperlipidemia, leucemia, hepatites e doenças sexualmente transmissíveis.

4. Bioimpedância

A obesidade e o sobrepeso têm sido um dos grandes males do século e podem causar grandes danos ao organismo. O que não quer dizer que a pessoa magra esteja sempre saudável. É muito importante calcular o Índice de Massa Corporal para apontar a necessidade de modificar a alimentação e começar a praticar atividades físicas.

5. Exame de próstata

Esse é um dos exames de saúde masculina mais característicos e importantes. Infelizmente, ainda há muito preconceito em relação ao exame, mas ele é muito necessário para diagnosticar doenças na próstata. O câncer de próstata é um dos que mais matam em nosso país, por isso a importância desse exame de prevenção.

É importante que esse exame seja feito anualmente por homens com mais de 45 anos, para controlar alterações no tamanho do órgão, principalmente se tiver mais de 45 anos. Além do exame de próstata, é necessário monitorar os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico) no organismo do paciente.

Se esse nível aumentar, pode ser um indicativo de que a doença está presente. Ele é feito com simples coleta de sangue, mas não substitui o toque retal.

6. Colesterol e diabetes

Os homens têm mais chances de apresentar o colesterol ruim do que mulheres; por isso, para evitar doenças cardiovasculares, esse índice deve ser sempre medido e controlado. Com a mesma coleta de sangue, você consegue realizar o exame de diabetes para verificar a quantidade de açúcar no sangue. A partir dos 20 anos, o paciente já pode começar a fazer esse exame anualmente.

Em síntese, o laboratório pode utilizar esse segmento para oferecer promoções e campanhas de conscientização para os homens. Para incentivar a prevenção, acontece o Novembro Azul, quando os prédios públicos ficam iluminados com a cor da campanha, com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância de fazer esses exames de saúde masculina com a finalidade da prevenção.

O que você achou do nosso post? Foi útil para você? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também entenderem mais sobre o assunto!

Deixe seu comentário

Vendas