(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
20 dez 2017

A importância da gestão de estoque para laboratórios

//
Comentários0

Quando falamos em gestão de estoque, muitas pessoas logo associam essa atividade a empresas de logística, distribuidoras ou áreas afins. Entretanto, ela é fundamental para qualquer empresa, de qualquer ramo, que trabalhe com fluxo de materiais e que necessita estocá-los.

A seguir, vamos falar sobre a importância da gestão de estoque para laboratórios e por que ela deve ser aprimorada. Continue acompanhando para saber mais!

Por que a gestão de estoque é importante em um laboratório?

Diariamente, os laboratórios lidam com grandes quantidades de materiais — como seringas, agulhas, gazes, algodão, dentre outros — que são utilizados durante a realização das atividades, além das amostras que são coletadas dos pacientes.

Além de a gestão de estoque contribuir para a maior organização desses itens, melhor controle de compras e para a redução de desperdícios, ela é importante para manter a organização das amostras — evitando que exames dos pacientes sejam trocados —, para armazenar cada uma delas de acordo com suas necessidades e especificações e para manter o controle sobre o tempo de validade de cada uma delas.

Como a tecnologia pode auxiliar?

A utilização de um software de gestão de estoque automatiza muitas atividades, o que proporciona maior segurança, maior produtividade, a redução de erros e de retrabalhos. Além disso, o sistema permite a atualização, em tempo real, do volume de estoques e permite uma análise mais eficiente dos dados.

Sendo assim, grande parte do trabalho deixa de ser realizado de forma manual e passa a ser controlado em um ambiente em que as informações estão consolidadas e são constantemente atualizadas.

Quais são as vantagens da gestão de estoque e do uso da tecnologia para os laboratórios?

Existem diversas vantagens que podem ser apontadas nos casos de empresas que realizam um controle rigoroso de seus estoques e contam com a tecnologia para auxiliar nessa atividade. Entre as principais delas, podemos citar:

Maior segurança

Um controle rigoroso de estoque ajuda a controlar os lotes e as validades dos materiais e contribui para evitar desvios e desperdícios. Além disso, a tecnologia auxilia no monitoramento de cada movimentação que é realizada, aumentando ainda mais o controle dos materiais.

Planejamento

Uma gestão de estoque eficaz controla os níveis dos estoques e sinaliza diretamente para o setor de compras quando existe a necessidade de reposição dos materiais. Isso ajuda a evitar que os itens faltem em estoque, ou que sejam comprados em excesso, o que ajuda a promover a redução de custos.

Um software de gestão de estoque permite a geração de relatórios, que auxiliam na análise dos dados e contribuem para o processo de tomada de decisão dos gestores, fornecendo bases sólidas para a melhoria dos processos e o consequente aprimoramento dos resultados do laboratório.

Redução de custos

Com o controle rigoroso dos estoques, é possível encontrar pontos de melhorias que contribuem para a redução dos custos. Eles podem estar na redução dos desperdícios, no aumento da produtividade, na redução dos níveis de estoque, entre outras coisas.

Parece contraditório dizer que é necessário investir para reduzir custos. Entretanto, o investimento em tecnologia auxilia nessa tarefa. Quer seja com aumento de produtividade, quer seja pelos apontamentos feitos por meio dos relatórios ou por ter um maior controle sobre as atividades. Em muitos casos, o retorno já pode ser percebido em curto prazo.

Como podemos ver, a gestão de estoques é importante para que o laboratório possa lidar com o fluxo de materiais e com as amostras de forma eficaz. Neste cenário, a tecnologia se torna uma aliada que permite um controle ainda mais rigoroso e um acompanhamento efetivo das operações e seus resultados.

Agora, aproveite os comentários e nos conte: você já sabia da importância da gestão de estoque para laboratórios? E sabia que é possível contar com a tecnologia para obter resultados ainda melhores? Não deixe de compartilhar suas opiniões e suas experiências conosco!

Deixe seu comentário

Vendas