(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
12 dez 2017

Associativismo: o que é e os benefícios para o seu laboratório

//
Comentários0

O mercado está cada vez mais competitivo e, nesse cenário, cada empresa precisa se destacar em meio a concorrência. O que acontece é que, muitas delas, principalmente as pequenas, já notaram que sozinhas fica muito mais difícil de atingir seus objetivos. Assim, o associativismo surge como uma solução para essa situação.

Por conta disso, o que antes era um contexto em que cada empresa trabalhava de forma isolada, agora está sendo marcado por diversos empresários, empresas e laboratórios se unindo e trabalhando de forma conjunta para atingir um objetivo. Nesse caso, os laboratórios podem se unir para trocar experiências, compartilhar tecnologias e crescerem como desejam.

Esse processo está ganhando notoriedade por conta dos benefícios que oferece. Veja alguns deles nesse texto.

Aumento da quantidade de serviços ofertados

Hoje, se o seu laboratório não é capaz de realizar algum exame por falta de equipamentos, isso pode ser solucionado com um parceiro. Assim, não é preciso deixar de ofertar determinado exame laboratorial porque o seu parceiro fará as análises.

O contrário também é válido e todos saem ganhando. Claro que pode haver migração de clientes por conta da proximidade ou outros fatores, mas da mesma forma com que se perde, também se ganha.

Redução dos custos

Quando se compra em maior quantidade, a tendência é conseguir preços menores. Ao se unir com outros laboratórios, é possível realizar as compras juntos, aumentando a quantidade e, consequentemente, reduzindo o preço.

Isso refletirá diretamente nas contas da empresa, o que permitirá que ela cresça mais rápido e aumente a sua margem de lucro.

Compartilhamento de ideias

Saber como os seus associados trabalham e se reunir com eles frequentemente pode fazer com que haja troca de ideias. Muitas delas poderão ser implementadas no seu negócio, trazendo benefícios diversos.

Quanto mais se aprende, mais fácil fica desenvolver o trabalho, ainda mais se for com empresas que atuam no mesmo segmento e conhecem as dificuldades do dia a dia.

Destaque em relação aos concorrentes

A frase “a união faz a força” é bastante válida nessa situação. É possível reduzir os custos e ter um mix maior de produtos, fazendo com que se leve vantagem em relação à concorrência.

Você pode oferecer tudo o que o cliente espera e ainda por um preço mais atrativo, já que os seus custos são menores. Sabendo aproveitar essa oportunidade, é possível ter um bom momento para o crescimento e um destaque maior no mercado.

O esforço é feito em conjunto

Com diversos laboratórios para se apoiarem, o seu não estará mais sozinho, podendo contar com a ajuda dos parceiros. Dessa maneira, é mais fácil desenvolver um bom planejamento e saber que terá com quem contar.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o associativismo pode trazer e, apesar de criar uma concorrência interna, essa é uma competição saudável que ajuda a impulsionar o desenvolvimento do laboratório.

E aí? O que achou dessa ideia? A princípio, pode parecer algo muito distante ou até improvável, mas se associar a outros laboratórios de análises clínicas pode ajudar — e muito! — o seu negócio a prosperar ainda mais.

Acredita que essa é uma prática inteligente? Enxerga mais algum benefício no associativismo? Conta pra gente nos comentários.

Deixe seu comentário

Vendas