(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
20 mar 2017

Como aliar tecnologia e gestão de pessoas com eficiência?

//
Comentários0

Há um crescente reconhecimento de que a entrega de serviços de qualidade é baseada em uma combinação entre pessoas e tecnologia — e os administradores têm um papel indispensável para o sucesso de tal operação.

Nesse contexto, o mundo digital revolucionou a forma como muitas empresas trabalham, e isso não foi diferente com a gestão de pessoas. Algumas ferramentas são capazes de melhorar a produtividade, engajar os colaboradores e até otimizar o relacionamento entre as equipes. Mas, seria possível implementar essa técnica na sua empresa?

Saiba que sim, e, neste artigo, levantamos alguns passos e ferramentas para você utilizar o quanto antes. Acompanhe!

É preciso preparar os colaboradores?

Não apenas a gestão de pessoas, mas a implementação de qualquer tecnologia requer treinamento e especialização por parte dos envolvidos no processo. Esse investimento cobre a maior parte dos problemas com procrastinação e desmotivação diante de uma nova metodologia no negócio.

Ressaltamos que o administrador precisa ser o exemplo para engajar os demais com o comprometimento do aprendizado. O retorno sobre os custos pode ser experimentado em um prazo muito menor com o domínio das ferramentas — mesmo considerando os custos referentes ao treinamento.

Por que a comunicação é importante?

Como levantado no tópico anterior, a equipe precisa ter motivação para aceitar as novas políticas de trabalho que são agregadas à tecnologia. É interessante manter a transparência com todo processo e deixar claro que as pessoas não serão substituídas por um software. Na verdade, elas serão peças essenciais para que tudo caminhe na direção certa.

Para compreender essa relação, imagine um laboratório em que os colaboradores precisam cuidar do gerenciamento, das análises clínicas, das triagens e do controle de qualidade, mas tudo é feito da forma tradicional, em relatórios extensos e pouco explicativos. Seria praticamente impossível manter um padrão de qualidade, e rapidamente os pacientes perceberiam esse problema.

Apesar desse problema, a tecnologia poderia ser aplicada — por meio de um sistema de informação completo e que pudesse abarcar todas as atividades gerenciais em uma única plataforma. O gestor teria a possibilidade de focar em atuação estratégica, os colaboradores trabalhariam com mais direcionamento e seu laboratório receberia uma nova perspectiva diante do público. Os resultados podem ser surpreendentes.

A tecnologia proporciona segurança para os dados?

Com o dinamismo do mercado e a necessidade de adotar técnicas diferenciadas para a gestão de pessoas, uma grande preocupação é a segurança da informação. É possível dizer mais: a segurança precisa ser aliada à agilidade de processos e precisão dos dados.

Seguindo a mesma linha de laboratórios, a equipe precisa ter uma preocupação extra com o critério desse tópico, e nada melhor do que a tecnologia para oferecer essa vantagem. Veja como os colaboradores teriam mais controle em alguns processos:

  • Exames podem ser liberados de forma digital — inclusive por SMS/e-mail. Isso abre espaço para segurança dos dados do paciente, além de otimizar a gestão de pessoas e a execução de tarefas.
  • A equipe pode automatizar o ambiente da sala de espera com identificação visual de fila e prazos para atendimento.
  • Os softwares atuais trabalham com tecnologia de ponta e oferecem uma proteção extra contra invasores ou usuários mal-intencionados.

Se você é gestor de um laboratório e ainda não conhecia essas vantagens para otimizar a gestão da sua equipe de colaboradores e otimizar o trabalho, saiba que já passou da hora de investir nessa ideia. Os benefícios podem ser percebidos em um prazo bem curto, inclusive quando os serviços são prestados por profissionais preparados para atender as demandas específicas do seu negócio.

Quer saber mais sobre essa integração entre tecnologia e gestão de pessoas? Então entre em contato com Unilab!

Deixe seu comentário