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18 set 2017

Como causar uma boa primeira impressão na gestão laboratorial?

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A primeira impressão pode até não ser a que fica definitivamente na cabeça de uma pessoa. Entretanto, ela tem grande influência sobre a percepção de pacientes em relação aos laboratórios, já que esses ambientes envolvem uma relação muito delicada. Por isso, uma boa gestão laboratorial deve se preocupar com aspectos de interação com o público para que não sejam perdidos exames.

No post de hoje, preparamos uma lista com 5 ações que ajudarão o seu laboratório a melhorar a primeira impressão e a atrair mais pacientes. Confira!

1. Cuidar da limpeza do local

Em um ambiente de análises clínicas, a limpeza é condição fundamental tanto para a realização dos exames quanto para a atração de pacientes. Os cuidados devem vir desde a fachada do laboratório até a recepção e as salas e seus equipamentos.

Se uma pessoa percebe uma calçada suja, papéis jogados no chão na recepção ou cadeiras empoeiradas, logo concluirá que o laboratório não tem condições para atendê-la de forma adequada – isso se ela avançar com a intenção de marcar ou fazer algum exame. A sujeira e a má conservação do ambiente podem ocasionar, além de possíveis infecções, uma intervenção da vigilância sanitária no local.

2. Caprichar na identidade visual

A forma como o seu laboratório se apresenta visualmente influencia na impressão de pacientes. Deve-se levar em conta as cores, o logotipo, as fontes das letras, os uniformes de funcionários e técnicos, enfim, tudo o que pode produzir uma determinada percepção de imagem sobre o público.

Normalmente, laboratórios e clínicas investem em um conjunto de cores neutras, como o branco, o azul e o verde. A ideia, além de transmitir os valores da marca, é deixar o paciente mais confortável no ambiente.

3. Agilizar e organizar o atendimento

Se o seu laboratório passou bem pelas duas etapas anteriores, então ganhou a confiança do paciente para conhecer melhor o ambiente. Nesse momento, o público pode se deparar com outro problema prejudicial às percepções: a desorganização do atendimento.

Longas filas de espera, desordenamento nas chamadas e trabalhos duplicados são alguns exemplos de processos que poderiam ser resolvidos com a adoção de um sistema de gestão laboratorial. Esse tipo de solução informatiza, automatiza e oferece mais controle às tarefas burocráticas, tanto para funcionários quanto para técnicos, otimizando os atendimentos, exames e demais serviços.

4. Passar segurança para os pacientes

Coloque-se no lugar de um paciente e imagine a desconfiança que ele sentiria de um profissional que demonstra dúvidas, receios ou confusão com as suas tarefas. Pois é, em um laboratório, os efeitos de um comportamento inseguro são ainda piores, já que a relação desse ambiente envolve a saúde das pessoas.

Então, para causar uma melhor primeira impressão, o ideal é se portar com confiança, como uma autoridade no assunto, enfim, demonstrar segurança para deixar o paciente mais à vontade. Isso pode vir com diversas atitudes, como responder as dúvidas do público sem titubear, ter um maior controle sobre os prazos de coleta e resultado dos exames, falar em tom próximo ao dos pacientes e conversar com as pessoas abertamente.

5. Ser positivo na linguagem corporal

O bom atendimento aos pacientes também passa muito pela postura dos profissionais da casa. Exames e análises clínicas não são coisas que as pessoas normalmente fazem por prazer, logo, quebrar um pouco o gelo e ser positivo na abordagem com o público é fundamental.

Uma das chaves para tornar o ambiente menos pesado é o sorriso. Motivar os colaboradores da recepção, da limpeza, do financeiro e outros técnicos a sempre sorrirem uns para os outros e, principalmente, para os pacientes é de grande ajuda para deixar as pessoas mais tranquilas e diminuir um pouco da tensão de um ambiente laboratorial.

Como você viu hoje, causar uma boa impressão depende de fatores organizacionais e comportamentais. É necessário cuidar de tudo aquilo que causa impacto nas percepções, opiniões e satisfação dos pacientes, como o atendimento, o visual e o preparo dos funcionários. Cada um desses detalhes ajuda o seu laboratório a ganhar a confiança do público e a gerar melhores resultados.

Viu como a melhoria na gestão laboratorial pode causar boas primeiras impressões em seus pacientes? Agora, compartilhe a sua opinião sobre o assunto deixando um comentário!

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