(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
8 dez 2017

Como medir a produtividade em emissão de laudos?

//
Comentários0

A fase pós-analítica em laboratórios de análises clínicas deve ser realizada com agilidade e confiabilidade, pois ela representa o fim do atendimento ao paciente e reflete a qualidade do serviço. Essa fase inicia-se após a obtenção dos resultados e acaba com a emissão dos laudos.

Medir a produtividade em emissão de laudos pode aumentar a agilidade do laboratório e garantir um bom fluxo de atendimento.

Produtividade em emissão de laudos

O laudo laboratorial é validado e autorizado pelo responsável técnico do laboratório e contém os resultados das análises laboratoriais. Para ser elaborado, o bioquímico necessita de diversas ferramentas ligadas ao seu conhecimento na área e à tecnologia da informação, e de uma conexão feita de maneira adequada.

Medir a produtividade em emissão de laudos permite uma maior organização dos processos e metas do laboratório, o que facilita o aumento da produtividade, pois possibilita a análise da sua performance e pode responder a diversos questionamentos, como:

  • quanto tempo leva entre a coleta do exame e a emissão do laudo?
  • Quanto tempo o bioquímico demora para emitir um laudo?
  • Quanto tempo dura cada atividade que compõe a emissão do laudo?

Indicadores de produtividade

Automação de processos

A mensuração da produtividade em emissão de laudos começa com a automação dos processos do laboratório, o que diz respeito à aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para tornar os processos mais eficientes. O aumento de processos automatizados diminui a necessidade do trabalho manual das pessoas e permite melhor registro e controle dos processos realizados.

Software de gestão

A automação dos processos do laboratório requer um software para gestão, para integrar e organizar as informações armazenadas. Esses sistemas contêm informações referentes à área financeira, recepção de pacientes, coletas de exames, emissão de laudos, e por aí vai.

As informações sobre a emissão de laudos (número de laudos, tempo de entrega) são a base para medir a sua produtividade.

Acordo de nível de segurança (ANS)

Ao escolher um software para seu laboratório, é necessário que seja elaborado um acordo de nível de segurança, ou service level agreement (SLA). Ele é um documento exigido em toda relação contratual de tecnologia da informação e contém todos os serviços que o contratante pode esperar do contratado. Ele garante uma relação produtiva e protege ambas as partes.

Criação de indicadores específicos

Com as informações armazenadas nos softwares, podem ser criados alguns indicadores de produtividade:

  • laudos emitidos por bioquímico: nº total de laudos/ bioquímicos em tempo integral;
  • emissão de laudos por hora trabalhada: nº de laudos/ nº de horas trabalhadas;
  • custo de pessoal por laudo emitido: custo de pessoal total/ total de laudos

Criação de metas próprias para o setor

Os resultados dos indicadores de produtividade são utilizados de base para a criação de metas para o laboratório. São analisados quais processos essenciais para a produtividade precisam de aprimoramento e traçadas estratégias. Os indicadores posteriormente são repetidos, para analisar se as metas foram alcançadas.

Dicas para aumentar produtividade

Outras dicas para aumentar a produtividade em emissão de laudos são:

  • utilizar software de gestão que integrem todos os sistemas (exames, laudos, dados dos pacientes);
  • garantir que todas as informações necessárias para a emissão do laudo apareçam em uma única tela para o bioquímico;
  • disponibilizar os indicadores de produtividade para os funcionários do laboratório, o que ajuda a garantir que a equipe cumpra prazos e busque maior produtividade.

A automação dos processos do laboratório de forma dinâmica e organizada ajuda a medir a produtividade em emissão de laudos e garante que o responsável técnico tenha as melhores ferramentas para trabalhar.

O que você achou de saber mais sobre a produtividade em emissão de laudos? Gostou? Então compartilhe esse texto em sua página do LinkedIn para que outros também possam saber mais sobre essas ferramentas!

Deixe seu comentário

Vendas