(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
15 set 2017

Como montar um quadro de funcionários em um laboratório?

//
Comentários0

Prestar um bom atendimento e oferecer um serviço de qualidade é o objetivo de qualquer laboratório de análises clínicas, pois os pacientes que realizam exames clínicos confiam a sua saúde a esse tipo de atendimento. É por esse motivo que os donos ou gerentes desse tipo de estabelecimento precisam ter uma preocupação especial no momento de definir o seu quadro de funcionários.

Portanto, se você tem dúvidas sobre como montar e quais são os profissionais que devem fazer parte de um quadro de funcionários de um laboratório, este artigo é para você. Continue a leitura e confira!

1. Recepcionista

Os recepcionistas são os primeiros profissionais que têm contato com os pacientes que procuram o laboratório para a realização de exames. E, como diz um velho ditado “a primeira impressão é a que fica”, portanto esse tipo de profissional precisa ser atencioso, prestativo e cordial, garantindo um bom atendimento aos pacientes.

Além disso, recomenda-se que os recepcionistas possuam conhecimentos básicos na área da saúde, para que conheçam os procedimentos e como se dá a realização de exames, podendo assim esclarecer dúvidas dos pacientes.

Uma ideia interessante, portanto, é contratar técnicos ou auxiliares de enfermagem para exercerem essa função, pois esse tipo de profissional recebe na sua formação conhecimentos básicos sobre os principais tipos de exames.

2. Técnico de análises clínicas

O técnico de análises clínicas é o profissional responsável pela coleta, preparo e processamento de análises biológicas, como o sangue, a urina ou as fezes, por exemplo. Como é esse profissional que realiza a coleta das amostras a serem analisadas, é comum que haja bastante contato entre ele e o paciente e por esse motivo, o atendimento cordial também deve ser estimulado.

É comum, por exemplo, que muitas pessoas sintam medo ou desconforto quando realizam as coletas de material para exames, e o técnico de análises clínicas tem como uma das suas funções realizar, acalmar e tranquilizar esse tipo de paciente.

3. Auxiliar de coleta

O auxiliar de coleta também é um profissional importante para um laboratório e se engana quem pensa que qualquer pessoa pode ocupar esse cargo, pois é necessário realizar um curso técnico para desempenhar essa função.

É o auxiliar de coleta quem faz a catalogação de amostras, preenche documentos e arquivos gerais e presta um auxílio geral ao técnico de análises clínicas.

4. Farmacêutico e biomédico

Os farmacêuticos e biomédicos também são profissionais importantes em um laboratório, principalmente no que se refere a realização de exames toxicológicos, assessoria em pesquisas e na garantia da qualidade do serviço prestado.

São esses profissionais que realizam pesquisas de novos reagentes, desenvolvem novas tecnologias e fazem a supervisão geral dos demais colaboradores da equipe, além de poderem auxiliar no planejamento estratégico do estabelecimento.

5. Equipe de limpeza

Em um laboratório a limpeza precisa ser impecável, pois a sujeira, por menor que seja, pode ser prejudicial aos exames que são feitos no local. Por isso, ter uma equipe de limpeza muito qualificada é essencial.

Os profissionais devem limpar com muito cuidado e destreza não só o ambiente, mas também os instrumentos utilizados nos processos clínicos, que devem ser sempre muito bem esterilizados.

Agora que você já sabe quais são os profissionais que não podem faltar no quadro de funcionários do seu laboratório, que tal ler este artigo que fala sobre segurança do trabalho em laboratórios clínicos?

Deixe seu comentário