(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
9 abr 2018

Como os melhores laboratórios do Brasil funcionam?

//
Comentários0

Dentre tantos laboratórios existentes no país, apenas poucos têm um atestado de qualidade pelo CAP (Colégio Americano de Patologistas). Esse é um órgão que certifica as melhores empresas de saúde do mundo! Ter um selo CAP, é ter excelência na área laboratorial. Porém, não é barato conseguir essa certificação — e as inspeções são rigorosas.

Conheça agora como funcionam os melhores laboratórios do Brasil que já receberam esse selo e veja como os de pequeno porte também podem chegar lá:

Os melhores laboratórios do Brasil e como funcionam

Os melhores laboratórios do Brasil são aqueles que têm a certificação pelo CAP, que assegura níveis máximos de excelência de atendimento, prazos de entrega, e confiabilidade de resultados.

Conheça alguns deles:

Laboratório Fleury

Criado em 1926, o Laboratório Fleury é um dos mais tradicionais e antigos do Brasil. Teve início apenas com análises clínicas, mas, com o passar do tempo, ampliou seu leque de exames para 37 especialidades médicas, com mais de 3.000 testes diferentes.

Os exames vão desde simples Raios-X a exames mais complexos do sistema nervoso periférico. Possui também um núcleo para detecção de possíveis doenças genéticas, com base em aconselhamentos.

Em 2014, o laboratório criou uma unidade especializada em exames de doenças do coração e neurovasculares, e seu próximo alvo é criar um ponto de atendimento para a saúde da mulher.

A creditação pelo CAP aconteceu em 2007.

Santa Luzia

O Laboratório Santa Luzia realiza, mensalmente, mais de 400 mil exames. São 40 unidades de atendimento na região de Florianópolis, Santa Catarina.

A empresa foi inaugurada em 1974 e recebeu a certificação do CAP em 1999. Após esse reconhecimento, o laboratório já entregou mais de quatro milhões de exames e tem agora cerca de 600 mil clientes.

Foi um dos pioneiros no país na adoção do sistema Ola 2500, uma tecnologia que rastreia as amostras arquivadas e destampa de forma automatizada os tubos que chegam para análise.

Delboni e Lavoisier

Tanto o laboratório Delboni quanto o Lavoisier fazem parte do mesmo grupo, o Dasa. O Lavoisier, foi inaugurado em 1951 e está em todas as áreas da cidade de São Paulo. Atende clientes de forma particular ou por planos de saúde.

O Delboni tem por alvo as megaunidades, com exames realizados em um só lugar. São 5 em São Paulo. O destaque da marca é a economia de tempo do cliente, de acordo com o diretor-executivo das marcas na capital paulista, Rafael Lucchesi.

Ambos os laboratórios realizam exames e diagnósticos de forma integrada, ou seja, podem fazer tanto um exame de sangue quanto um Raio-X na mesma unidade.

O que os laboratórios de menor porte podem aprender com os melhores

Os laboratórios de menor porte podem aprender a oferecer excelência no seu atendimento e manterem-se atentos às normas dos órgãos de saúde, tecnologia e ambiental.

Basicamente, é preciso estar sempre em dia com estes pontos a fim de agregar melhorias aos seus serviços:

  • CAP;
  • Tecnologia;
  • ISO 14.001 (Gestão Ambiental);
  • Infraestrutura;
  • Reconhecimento;
  • Oferta de exames;
  • Ligação com Associação Brasileira de Análises Clínicas;
  • Muita especialização.

Existem atestados nacionais que são mais em conta e têm seus critérios de qualidade. Porém, o CAP é um dos principais objetivos a serem alcançados, pois ser reconhecido no mundo todo pelo órgão máximo de qualidade é o que todo laboratório deve almejar.

Quer saber como colocar o seu nome entre os melhores laboratórios do país? Invista nos seus recursos humanos: conheça 5 práticas essenciais de gestão de pessoas e aplique-as!

Deixe seu comentário

Vendas