(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
5 dez 2017

Entenda TUDO sobre Sistema de Informações Laboratoriais (LIS)

//
Comentários0

A gestão de um laboratório de análises clínicas é um processo relativamente complexo e minucioso e conta com diversos processos administrativos que, em alguns casos, são realizados pelos colaboradores de forma manual ou com sistemas ultrapassados.

Além da execução das tarefas administrativas, é necessário realizar o controle de diversas informações, como pacientes, agendas, exames, resultados, dentre outros, o que torna a realização de tudo isso uma prática suscetível a erros. Há, entretanto, uma forma muito mais simples de lidar com tudo isso: sistema de informações laboratoriais.

Confira neste artigo o que é um LIS e por que ele pode ser um grande facilitador da rotina do seu laboratório.

Afinal, o que é um LIS?

Assim como existem os sistemas ERP para gestão de grandes estoques em centros logísticos e e-commerces, por exemplo, a tecnologia também trouxe uma ferramenta semelhante para o segmento da saúde.

Um LIS — sigla para “Sistema de Informação Laboratorial — é um software capaz de automatizar e otimizar a gestão para laboratórios, gerenciando o fluxo de informações relativas aos processos corriqueiros de um laboratório.

Por que o LIS se difere do ERP?

Um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) visa centralizar os dados e processos de uma empresa — como contas a pagar, estoque etc. — em um único sistema, facilitando a gestão das informações e agilizando/automatizando os processos, entretanto, não possui as mesmas especificidades nem a especialidade que um LIS apresenta no âmbito laboratorial.

O LIS permite controlar informações muito específicas sobre a rotina diferenciada de um laboratório, controlando o fluxo de processos, desde o cadastro do paciente até o andamento dos exames e seus resultados, agregando os respectivos laudos e outras informações pertinentes.

Como o LIS pode otimizar a gestão do meu laboratório?

Um Sistema de Informações Laboratoriais é capaz de engajar todos os processos rotineiros de um laboratório de análises clínicas, e as suas vantagens vão muito além do cadastro e controle de pacientes. Confira algumas delas:

Controle do fluxo de exames

O LIS é capaz de controlar, de forma automatizada, o fluxo de informações sobre os exames, gerenciando filas, resultados e outras informações relacionadas por meio de interfaces intuitivas e precisas.

Padronização

Uma vez que os processos e informações são conduzidos de forma informatizada, as tarefas, tempos de execução, formatos de informações e análises são padronizadas, evitando ruídos de comunicação, duplicidade de informações, bem como falhas, comumente ocorridas em processos manuais.

Agilização de processos

Uma vez informatizados, os processos podem ser automatizados, evitando gasto desnecessário de tempo com tarefas administrativas, reservando-o para ser usado na tomada de decisões estratégicas e aperfeiçoamento dos negócios.

Segurança

Alguns sistemas de informações laboratoriais oferecem, inclusive, validação biométrica, maximizando a segurança das informações e do direcionamento/entrega de laudos e resultados.

Um LIS é capaz de otimizar de ponta a ponta a gestão do seu laboratório, permitindo automatizar tarefas rotineiras e burocráticas, otimizando o tempo de cada um dos processos e facilitando tanto o trabalho dos colaboradores quanto o acesso das informações por parte dos pacientes.

O seu laboratório já utiliza um sistema de informações laboratoriais? Ainda tem alguma dúvida sobre a ferramenta? Envie um e-mail para a gente e tire as suas dúvidas sobre as vantagens do LIS para a sua gestão!

Deixe seu comentário