(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
16 fev 2018

Equipamentos essenciais para laboratórios de análises clínicas

//
Comentários0

A montagem de qualquer negócio exige um planejamento minucioso antes de ser colocado em prática. Para montar seu laboratório de análises clínicas, é preciso pensar na localização, nas exigências legais, na estrutura, no pessoal necessário, na organização de processos, nos equipamentos, e muito mais.

Uma boa escolha de equipamentos para laboratórios de análises clínicas é essencial para o sucesso do negócio. Comprar equipamentos novos, com garantia e qualidade comprovadas é um ótimo começo. Lembrando-se de sempre levar em consideração a segurança do trabalhador que utiliza esses equipamentos.

A seguir, listamos alguns dos equipamentos básicos necessários em um laboratório e quais são suas funções. Confira!

Microscópio biológico

Em laboratórios de análises clínicas, são realizados diariamente diversos estudos e análises de estruturas de pequenos tamanhos, que exigem o uso de microscópios. A quantidade necessária no laboratório depende da demanda de exames.

É importante buscar um modelo que proporcione qualidade de imagem, que seja de fácil operação e que seja ergonômico para o trabalhador que o utiliza.

Equipamentos para realização de análises

Grande parte dos exames laboratoriais são classificados por setores como o de bioquímica, hematologia, imunologia etc.

Geralmente os setores que possuem o maior volume de exames são de responsabilidade interna, ou seja, os exames são executados pelo próprio laboratório, enquanto alguns departamentos cujo os exames tenham menor volume costumam ser terceirizados por laboratórios de apoio.

Para os exames executados internamente, além do microscópio, são necessários equipamentos específicos para processar os materiais biológicos e gerar os resultados. O laboratório deve possuir estes equipamentos seja por aquisição ou comodato, avaliando o melhor custo benefício entre os diversos modelos e marcas disponíveis no mercado.

Centrífuga clínica

As centrífugas em laboratórios são utilizadas para separar partículas biológicas em suspensão. Os materiais mais densos são separados dos menos densos por meio da força centrífuga.

Após a centrifugação, a amostra se separa em fases. Por exemplo, uma amostra de sangue se divide em células vermelhas no fundo (mais densas) e plasma na parte superior.

Procure equipamentos modernos e fáceis de manusear. Se o espaço do laboratório for reduzido, busque modelos compactos.

Autoclave

A autoclave é um equipamento utilizado para a esterilização de produtos por meio do contato com vapor de água em temperatura elevada. É necessário deixar o equipamento agir durante todo o tempo especificado, para garantir a destruição dos microrganismos.

Na hora de escolher, leve em consideração o tamanho da máquina, a ordem dos ciclos da autoclave e o tempo desses ciclos.

Máquina de café, chá e chocolate

Agora, vamos deixar um pouco de lado os equipamentos específicos do laboratório.

Como muitos dos exames realizados exigem jejum de no mínimo 8 horas, é preciso ter uma sala de desjejum, localizada, de preferência, depois da sala de coleta de exames. É muito importante oferecer uma experiência agradável para o paciente que vai até o laboratório, adquirindo uma máquina de café de qualidade.

Computadores

Podemos dizer que o computador é um dos principais equipamentos para os laboratórios de análises clínicas. Afinal, eles são utilizados tanto na área administrativa quanto na laboratorial.

Invista em modelos que sejam duradouros e que suportem grande quantidade de dados, a fim de não desperdiçar tempo com excesso de manutenções, o que pode atrapalhar o processamento de dados de exames e atrasar a entrega on-line de resultados.

Os equipamentos em laboratórios de análises clínicas são partes essenciais de seu funcionamento, e devem ser bem escolhidos para garantir o melhor desenvolvimento das atividades no laboratório.

No entanto, eles são apenas uma parte do processo, que também precisa contar com softwares avançados para a gestão de laboratórios de qualidade.

Com essas dicas de equipamentos para laboratórios de análises clínicas, você pode melhorar ainda mais seu negócio, não é mesmo? Para continuar sempre rumo ao sucesso, baixe o nosso e-book e fique por dentro de 9 dicas para melhorar seu laboratório!

Deixe seu comentário

Vendas