(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
2 abr 2018

ERP: afinal, vale a pena contratar softwares para laboratórios?

//
Comentários0

Ter o próprio negócio é o sonho de uma grande parcela da população brasileira. Ser o seu próprio chefe tem inúmeras vantagens, mas não é nada fácil. Gerir sua própria empresa exige conhecimentos e habilidades que vão além da sua área de atuação.

Um bom exemplo que podemos dar é em relação aos laboratórios de análises clínicas. Esse tipo de empreendimento necessita de conhecimentos em medicina e gestão hospitalar. Além disso, os donos desse tipo de negócio encontram dificuldades com a gestão financeira, de pessoas e de processos, por exemplo.

Uma maneira de solucionar esse tipo de problema é a utilização de ERPs específicos. Mas, você sabe o que é um ERP? Será que vale a pena contratar softwares para laboratórios? Leia este artigo e descubra!

ERP: o que é?

ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) nada mais é do que um sistema de gestão empresarial. O sistema ERP é utilizado por meio de um software, capaz de integrar os principais departamentos do seu laboratório.

Dessa maneira, é possível automatizar e armazenar todas as informações importantes em um único local. A grande vantagem da centralização das principais informações é que ela facilita a comunicação entre todos os setores do seu laboratório: a administração, a recepção, o atendimento ao cliente e o estoque de materiais.

Como implantar o ERP?

Em primeiro lugar, para a implantação de um ERP é necessário diálogo entre a empresa que vai implementar o software e o seu laboratório. Com isso, é possível adequar o sistema a dinâmica da empresa e as suas necessidades de melhoria.

Existem várias decisões a serem tomadas, como por exemplo, o tipo de servidor: ele será localizado dentro da própria empresa ou será um servidor cloud computing (em nuvens)? O servidor cloud computing é menos dispendioso com suporte e aperfeiçoamento, no entanto necessita de uma boa conexão de internet, caso contrário o servidor pode ficar off-line com frequência.

Assim que decididas todas as pautas de adequação do sistema, é necessário um tempo para que a empresa que fornecedora do software coloque as adaptações no ERP. Além disso, será necessário o período de instalação, que pode ser realizado de uma só vez ou pode ser feito por partes (setores da empresa) facilitando o treinamento e o período de adaptação.

Afinal, vale a pena contratar softwares para laboratórios?

Contratar um software ERP para o seu negócio pode ser extremamente vantajoso. Com a sua implementação, sua empresa poderá ter controle e padronização em todos os processos, reduzir os erros, melhorar o gerenciamento do estoque e aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Além disso, a utilização do ERP vai otimizar os processos da sua empresa, melhorando desde o planejamento de ações até sua rentabilidade. É válido afirmar que existem ERPs específicos para laboratórios médicos, portanto não se deve escolher um ERP geral, que “funciona” para qualquer tipo de empresa.

A Unilab é uma empresa que fornece um software ERP focado exclusivamente em gestão para laboratórios. Com o seu software é possível que seu laboratório tenha um suporte específico, fornecendo ações de inovações para seus clientes, gerenciando o estoque e as rotinas do laboratório, além de melhorar o atendimento e a velocidade de entrega dos resultados dos exames.

Implantar um software ERP no seu laboratório pode ser um fator de sucesso. Além de todos os benefícios supracitados, pode-se destacar que há um aumento na qualidade na prestação de serviços para o cliente. O uso da tecnologia na gestão de laboratórios poderá ser um investimento de um custo x benefício alto. Vale a pena conhecer essa plataforma, não é mesmo?

Conseguiu decidir se vale a pena contratar softwares para laboratórios? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Unilab e solucione todos os seus questionamentos!

Deixe seu comentário

Vendas