(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
gestão de estoque
13 ago 2018

3 benefícios de uma gestão de estoque eficiente de laboratórios

//
Comentários0

A gestão de estoque é fundamental para um laboratório que utiliza seus recursos de maneira adequada. Administrar esse setor assegura que sua empresa não gaste além do necessário e garante a disponibilidade dos materiais fundamentais para o atendimento.

Quer saber como o estoque da sua empresa pode modificar o aproveitamento dos produtos em seu laboratório? Preparamos um artigo explicando como o controle funciona e quais as suas vantagens. Leia a seguir!

Entenda como funciona a gestão de estoque

Um laboratório de análise utiliza muitos recursos e materiais para manter a rotina. Para que não faltem os itens necessários, a melhor prática é manter um abastecimento de reserva pronto para suprir as necessidades da empresa.

Porém, quando falta critério no momento de realizar a compra e a administração de tais itens, eles podem faltar ou ser desperdiçados. Evitar problemas como esses é o papel da gestão de estoque. Ela controla todos os insumos de modo a melhorar sua compra e utilização.

Saiba como fazer a gestão de estoque em seu laboratório

Para fazer o controle do estoque, o laboratório deve gerir os recursos e suprimentos de modo a organizar a sua utilização. Atualmente, com a implantação de um software, essa tarefa se tornou automatizada, facilitando o processo.

Em um programa adequado, cadastre todos os insumos disponíveis. É importante informar a quantidade e as datas de validade pertinentes. A partir daí, o software faz o trabalho pesado. O sistema avisa quando as datas de vencimento estão próximas, monitora os níveis mínimos e máximos a fim de evitar excesso ou falta e ainda abate automaticamente os itens utilizados.

Dessa forma, os suprimentos são constantemente monitorados e seus níveis avaliados, proporcionando que a empresa tome as medidas cabíveis para manter o equilíbrio necessário nesse setor.

Conheça 3 benefícios da gestão de estoque

A gestão de estoque é tida como dispensável por muitos gestores. Porém os benefícios que ela agrega para o negócio modificam a utilização dos recursos, otimizando o aproveitamento que o laboratório tem de seus materiais. Entenda quais são os benefícios!

1. Evita gastos desnecessários

Fazer compras além da necessidade é um erro que congela o dinheiro da empresa em produtos que podem se perder. O fluxo de caixa depende de investir apenas nos recursos fundamentais, aplicando corretamente o caixa da empresa. Controlar as compras e realizá-las na quantidade adequada é um dos papéis da gestão de estoque.

2. Elimina o desperdício

A má gestão de estoque culmina diretamente no desperdício dos recursos. Ocorrências como perder produtos que passaram da validade ou fazer compras excessivas que embargam nas prateleiras consomem indiscriminadamente os recursos da empresa. A gestão de estoque elimina estorvos como esses, pois apenas o necessário é gasto e usado.

3. Acaba com a falta de recursos

Não ter os materiais necessários para o atendimento é o pesadelo de qualquer laboratório. Perder o atendimento por isso é uma grande falha da gestão. Por isso, otimizar o processo para garantir que o estabelecimento disponha dos recursos necessários é uma grande vantagem que administrar as reservas proporciona.

Em um laboratório, contar com a disponibilidade de materiais é importante para garantir o atendimento. Com a gestão de estoque, o administrador consegue essa tarefa sem perder itens e dinheiro por cometer excessos. Assim, o empreendimento aproveita os recursos, controla o seu uso e melhora a rotina!

Entendeu a importância de realizar o controle adequado dos insumos armazenados? Gostaria de utilizar um software para fazer essa tarefa com facilidade? Então entre em contato conosco! Temos a solução perfeita para o seu laboratório!

Deixe seu comentário

Vendas