(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
gestão por indicadores em laboratórios
6 ago 2018

Saiba como fazer a gestão por indicadores em laboratórios

//
Comentários0

Fazer a gestão por indicadores é uma maneira de orientar a administração da empresa para a tomada de decisão acertada, a fim de corrigir processos, identificar os pontos positivos (potencializando-os) e negativos (corrigindo-os). Esses lances levam a melhores resultados, além de manter a empresa organizada.

Por esses motivos, falaremos sobre 5 indicadores de desempenho para você utilizar na direção de seu laboratório de análises clínicas e definir metas de melhoria. Quer se inteirar sobre o assunto? Continue conosco!

O que é gestão por indicadores?

A gestão por indicadores trata do acompanhamento e análise de alguns aspectos do negócio. Em suma, deve-se eleger processos de rotina da empresa nos quais o trabalho do empreendimento seja expressado.

Primeiro, é preciso mensurá-los. Depois de medi-los, é possível realizar análises acerca das informações coletadas. Os resultados desses estudos norteiam as decisões porque demonstram a real situação da organização e o modo como ela está trabalhando.

Como aplicá-la?

Antes de qualquer coisa, é necessário definir quais processos melhor representam o seu laboratório. Para medir se o negócio está sendo bem-sucedido em uma atividade específica, é preciso monitorar o desempenho desta, determinando método e período para essa apuração.

Se tratando das análises clínicas, há processos que são extremamente relevantes para o cumprimento ou não dos objetivos da organização. Separamos 5 deles a seguir!

Tempo de atendimento

Pode-se analisar esse indicador por dia. Considere a duração dos seguintes períodos:

O tempo de atendimento pode apontar a eficiência do que é desempenhado antes das análises. Sendo assim, a gestão deve se preocupar em acompanhar esse fluxo.

Ocorrência de recoletas

A recoleta é sinônimo de que algo deu errado no processo anterior. Considere que em qualquer setor o retrabalho é um mau sinal, por isso, esse indicador merece atenção — use um percentual para manter controle sobre ele.

Além de saber a quantidade de recoletas por período, atente-se principalmente às causas que levaram a essa ocorrência: problemas nos equipamentos, despreparo dos colaboradores, falhas devido à falta de automatização dos preenchimentos etc.

Exames em atraso

Nenhum laboratório pode se dizer bem-sucedido se os índices de atraso na entrega dos exames é alto. A fidelização do cliente vem de acordo com o bom andamento de aspectos como esse, que impactam diretamente a experiência do usuário.

Se a porcentagem de exames atrasados é alta, significa que o serviço não é ágil. Isso mostra que a produtividade é baixa e que os processos do laboratório são ineficientes, além de não atenderem o padrão de qualidade para a prestação de tal serviço.

Controle de glosas

A administração financeira também entra em nossa lista. É importantíssimo que a gestão controle a incidência de glosas médicas, buscando os motivos pelos quais estão ocorrendo. Vale lembrar que o faturamento é diretamente impactado nesse caso.

Manter o negócio saudável exige acompanhar o acontecimento desses sinistros, afinal, é muito negativo não receber por serviços que já foram faturados. Use os cadastros e guias para manter tal indicador atualizado.

Liberação de resultados

Ainda pensando na medição da eficiência e agilidade do processamento de exames, pode-se usar a liberação deles como um indicador de desempenho para definir padrões de medida (correlacionar os analitos, por exemplo). Nesse sentido, automatizar a verificação é ideal.

A gestão por indicadores fica descomplicada e mais potente quando há gerenciamento dinâmico das rotinas do laboratório. É possível, inclusive, acompanhar todos esses aspectos via mobile, desde que seja implantado um bom sistema de informação, capaz de agrupar processos e de gerar dados para análise!

Gostaria de ter todos esses benefícios à sua disposição? Entre em contato conosco! Temos uma solução completa para organizar os processos do seu laboratório, orientar as análises e potencializar os resultados!

Deixe seu comentário

Vendas