(43) 3336-8556

4 dicas para gerir seu laboratório em tempos de crise

31 dez 2015

4 dicas para gerir seu laboratório em tempos de crise

O Brasil está em crise financeira desde o começo do ano e ainda não existe um prazo definido para que a situação seja normalizada. Esse cenário faz com que administradores sem muita experiência em gestão financeira tenham dificuldades para lidar com alguns desafios.

Afinal, mais importante do que cortar custos é saber onde exatamente é preciso reduzir os gastos. Para isso, produzimos um texto com 4 dicas sobre como gerir o seu laboratório em tempos de crise. Veja!

Invista em tecnologia

Não é contraditório. A crise é a hora perfeita para aplicar novas ferramentas de gestão no seu laboratório. Nesse momento, a margem de erro deve ser reduzida a zero sempre que possível. É preciso reduzir os custos sem que isso prejudique muito as receitas. E a melhor forma de cortar gastos desnecessários é com o auxílio de softwares de gestão.

Um bom programa de administração diagnostica minuciosamente a situação financeira do seu laboratório. E não só isso: ele também cumpre funções operacionais, como a contagem de estoque, etapa fundamental para a administração do laboratório.

Então, saiba exatamente em quais setores você pode enxugar os custos e também como fazê-lo. Se quiser, o software também produz relatórios rápidos, que devem ser utilizadas para tomadas de decisão, conscientização dos colaboradores e estabelecimento de metas.

Enfim, o software realiza funções que demandariam horas – até alguns dias – para serem realizadas por uma equipe de profissionais e confere a você mais tempo para pensar em estratégias válidas para lidar com a crise.

Portanto, não o veja como um gasto a mais durante a difícil situação econômica. Na verdade, trata-se de uma ferramenta que lhe fornece inúmeras vantagens em relação à concorrência e aos instrumentos adequados para vencer a crise.

Estabeleça metas

A grande vantagem de conhecer minuciosamente a situação financeira do seu laboratório é saber exatamente do que você não precisa e do que precisa para que a gestão dê certo. E é aí que entram as metas e os indicadores de desempenho.

Com base nos números, elabore um planejamento para o laboratório durante a crise e estabeleça metas razoáveis. Metas de produtividades, de diminuição das contas, enfim, faça como quiser. Apenas seja realista e procure designar os objetivos com base nas estatísticas referentes aos meses anteriores.

A grande vantagem da adoção das metas, além de motivar a sua equipe, é ter um controle dinâmico e imediato da gestão da sua empresa. Caso uma meta não seja alcançada em determinado setor, você saberá que é preciso dedicar mais horas da sua atenção para solucionar tal problema. E vice-versa.

Motive a sua equipe

Os colaboradores sentem a crise. As dificuldades geradas pela situação econômica podem afetar diretamente o rendimento durante o trabalho. Pode até ser a hora de fazer demissões. Enfim, trata-se de um momento muito delicado. Contudo, esse é o momento em que seu laboratório mais vai precisar da conscientização de cada membro da equipe para crescer, apesar da crise.

Por isso, busque interagir com os colaboradores e incentive-os a participar. É fundamental que todos participem ativamente desse processo e entendam quais são os planos do laboratório para suplantar o momento econômico de recessão.

Não fique parado

Uma hora a crise irá acabar e você precisa garantir que o seu laboratório esteja um passo à frente quando esse momento chegar. Lide bem com as dificuldades da crise, invista em tecnologia e motive os colaboradores. Cumprindo tais requisitos, a sua empresa não estará estagnada enquanto a crise estiver mais forte. Pelo contrário, ela certamente estará muito mais desenvolvida. Você terá construído as bases para que o seu laboratório se destaque ainda mais quando a situação econômica se normalizar.

Uma outra dica é apostar fortemente em estratégias de marketing para captar clientes para o laboratório, principalmente durante o atual momento de recessão. Até porque não basta reduzir custos. Também é imprescindível buscar maneiras de incrementar as receitas. Para saber mais sobre isso, leia este artigo que selecionamos especialmente para você.

E então, gostou do texto? Ainda tem alguma dúvida sobre a gestão do seu laboratório? Deixe o seu comentário.

Deixe seu comentário