(43) 3336-8556

4 dicas para motivar os colaboradores do seu laboratório

28 mar 2016

4 dicas para motivar os colaboradores do seu laboratório

Motivar os colaboradores do seu laboratório de análises clínicas é fundamental para a qualidade dos serviços prestados e para a segurança que as funções exigem.

Técnicos, auxiliares e outros colaboradores desempenham um papel vital na rotina diária de um laboratório. Manter uma equipe capacitada e atenta aos protocolos de qualidade indica o bom andamento dos serviços prestados.

Uma equipe motivada é mais produtiva e vai impactar diretamente a gestão da empresa. Por isso, listamos abaixo quatro dicas que têm o objetivo de contribuir para essa tarefa importante.

1. Reconheça o trabalho dos colaboradores de laboratório

A rotina diária de um colaborador de laboratório pode ser bastante estressante. Fazer parte da categoria que lida diretamente com a saúde vai além do conhecimento técnico. Assim, os colaboradores de laboratório desenvolvem características importantes que os ajudam nas relações interpessoais com os clientes.

Reconhecer a complexidade dessas relações e ter um feedback de seus gestores promovem a diminuição da tensão do dia a dia, aumenta a autoestima do colaborador, melhora a produtividade do laboratório como um todo e estimula a harmonia no ambiente de trabalho.

Mesmo no caso de feedbacks negativos, o colaborador se sente encorajado a buscar o melhor de si e permite que ele tenha tempo — e vontade — de ajustar sua abordagem.

2. Ouça o que seus colaboradores têm a dizer

O gestor precisa tomar decisões importantes o tempo todo. Sair da zona de conforto e abrir situações de interesse geral para os colaboradores do laboratório pode ajudar o gestor a otimizar procedimentos e a encontrar soluções simples para pequenos problemas do dia a dia.

Realizar reuniões esporádicas de equipe para que seus colaboradores possam falar sobre as atividades do laboratório do ponto de vista deles contribui para uma gestão mais humanizada e próxima. Todos ganham com essa postura de proximidade.

3. Conheça seus colaboradores a fundo

Quando você realmente conhece sua equipe, você pode motivar os colaboradores de maneira mais eficaz, pois aproveita o que cada um tem de melhor.

Por exemplo, se um de seus funcionários possui grande habilidade em lidar com pessoas, coloque-o em uma posição em que essa característica seja útil à empresa. Coordenar o SAC do laboratório pode ser uma posição que contribua para que essa característica se expanda ainda mais.

 

Se outro colaborador domina a técnica dos procedimentos, ensinar e supervisionar outros colaboradores pode otimizar os protocolos de manuseio de material recolhido, além do aumento qualitativo do serviço prestado.

Como gestor, priorize passar mais tempo com sua equipe de colaboradores para identificar os pontos fortes de cada um deles de modo a utilizá-los em prol da empresa.

4. Promova novas experiências

Dê abertura aos colaboradores do laboratório para que eles realizem um rodízio de atividades dentro da competência de cada um. Nem todos se sentirão confortáveis a princípio, mas certa liberdade de escolha promove um ambiente de oportunidades e de flexibilidade.

Isso faz com que seus colaboradores queiram se especializar cada vez mais para que possam ter novas experiências e encontrar seu lugar dentro da organização corporativa.

Mostre aos seus colaboradores do laboratório os pontos positivos do rodízio de funções, apresentando as possibilidades que esta medida pode trazer a eles.

Já aplica estas dicas na gestão do seu laboratório? Conhece alguma outra atitude importante para motivar os colaboradores? Conta pra gente nos comentários!