(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
30 set 2016

Como avaliar se preciso de uma consultoria em meu laboratório

//
Comentários0

Sabe quando tem um barulhinho no motor do seu carro e você tenta resolver sozinho? Às vezes, pode até dar certo, mas não tem nada melhor do que deixar essa tarefa para um especialista. Ele fará uma análise completa e um diagnóstico, solucionando problemas atuais e prevenindo dores de cabeça futuras. De certa forma, o trabalho de uma consultoria tem a ver com esse tipo de situação.

Um consultor é o profissional que ajuda seu laboratório a fazer o que sabe de melhor, corrigindo falhas e otimizando os processos. É um olhar de fora, neutro, com a capacidade de eliminar desperdícios e de aumentar a eficiência do trabalho.

Nesse post, vamos mostrar como você pode avaliar se existe ou não a necessidade de contratar uma consultoria para seu laboratório. Também vamos mostrar os benefícios e as principais funções desse tipo de serviço. Confira.

Principais benefícios de uma consultoria

Quando um laboratório ou qualquer outro tipo de empresa deseja expandir, a consultoria pode ajudar bastante na busca por oportunidades de mercado, inovações e crescimento. Em geral, um dos primeiros pontos em que o consultor ajudará será o posicionamento, ou seja, como sua empresa será vista e reconhecida pelo mercado.

Além disso, a consultoria contribui para o aumento da visibilidade junto aos clientes e concorrentes. Uma das tarefas é identificar as práticas que têm dado certo no seu negócio e trazer novas ideias para serem implementadas.

Outras áreas em que uma consultoria pode auxiliar são: modelo de negócio, gestão financeira, negociações de todos os tipos, plano de crescimento, criação de parcerias, melhorias de processos, corte de gastos, entre outras.

Situações em que uma consultoria pode fazer diferença

Como você viu, o escopo de atividades de uma consultoria pode ser extenso. Para definir se o seu laboratório tem ou não essa necessidade, listamos algumas situações práticas em que o papel de um consultor pode ser decisivo para influenciar nos resultados.

Liderar um novo projeto dentro do laboratório

Digamos que você queira criar um programa para atrair e treinar novos talentos, com o objetivo de melhorar a capacitação da sua equipe. Se esse projeto terá um tempo de implementação limitado, como seis meses, talvez não valha a pena contratar novos funcionários para a área de recursos humanos.

Em contrapartida, sua equipe atual já tem muitas demandas e não poderia cuidar de tudo ao mesmo tempo. Nesse caso, contratar uma consultoria especializada em RH poderia ser uma ótima alternativa. Você fecharia um preço fixo pelo pacote de implementação, podendo gerenciar seus custos da melhor maneira.

Coordenar um processo de venda, de aquisição ou de reestruturação

Imagine que o seu laboratório queira se tornar líder de mercado em um curto período de tempo e, para isso, precise comprar um concorrente. Nem sempre esse tipo de processo é fácil de ser executado.

Primeiro, existe a negociação em si, incluindo valores e formas de pagamento. Depois, é preciso fazer toda a reestruturação, definindo uma série de fatores: a marca do outro laboratório deixará de existir? Quem comandará a nova empresa? A equipe de funcionários será mantida? São muitas questões a serem respondidas. Em uma situação assim, contar com o olhar de alguém experiente pode ser de grande ajuda.

Prestar assessoria em um assunto que você não tem expertise

Administrar um laboratório exige um número tão grande de habilidades que é impossível ser especialista em absolutamente todos os assuntos. Se você quiser abrir uma filial em outro estado brasileiro, por exemplo, quais são os procedimentos a serem tomados? Por onde começar? É melhor alugar ou comprar uma sala? Onde os concorrentes estão localizados? Quais leis e tributos são diferentes por lá?

Para não errar em nenhum ponto, a melhor alternativa nesse caso seria contratar uma consultoria local capaz de buscar todas as respostas. Portanto, cada consultoria é feita de forma personalizada, considerando as necessidades de cada laboratório ou empresa.

Assim, conhecer as suas prioridades é essencial. Se o seu negócio está passando por dificuldades ou deseja crescer e expandir, contar com o apoio de uma consultoria especializada pode ser uma excelente opção.

E então, já decidiu se você precisa ou não de uma consultoria no seu laboratório? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário