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13 mar 2017

Como fazer um laboratório de sucesso em um mercado de gigantes

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Engana-se quem imagina que produtos e serviços médicos possam dispensar o uso das estratégias de marketing. As experiências mostram que aplicá-las adequadamente faz muita diferença para qualquer atividade. E hoje é muito difícil encontrar um laboratório de sucesso, por exemplo, que não faça investimentos nessa área.

No caso específico dos laboratórios, ainda que seja um setor no qual a tradição é muito importante, precisamos nos lembrar que todo mundo começou do zero — e se alcançou um bom status, é porque soube priorizar os seus esforços. Anote essa dica: vale a pena estudar o caso dessas empresas e ver como alcançaram sucesso!

Neste post, vamos te ajudar a entender melhor como o marketing pode influenciar positivamente no dia a dia dos laboratórios. Interessado? Então continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

Reforço de marca

Toda estratégia bem-sucedida deve começar, obviamente, com um bom produto. No caso de um laboratório de análises clínicas, a oferta de serviços de qualidade é determinante para o sucesso, e ela depende da excelência dos seus recursos — técnicos e humanos.

Mas para continuar evoluindo nessa escala de valor, além de uma gestão adequada dos processos internos, é fundamental trabalhar a imagem da marca. É a velha história: não basta fazer tudo certo, precisamos que os pacientes reconheçam nossos diferenciais.

Na prática, isso significa que devemos cuidar do ambiente do laboratório (ele é o nosso ponto de venda, certo?), assegurando o conforto necessário para os pacientes, e também encontrar formas de promover o nome do laboratório adequadamente.

Fique atento: a comunicação também faz muita diferença para termos um laboratório de sucesso!

Presença digital

Hoje, quando pensamos em estratégias de comunicação, temos que nos lembrar que as pessoas passam boa parte do seu tempo conectadas. Assim, é muito difícil ter uma boa imagem perante o público sem usarmos os canais digitais.

A informação precisa estar disponível em todos os canais, facilitando a vida de quem procura pelos nossos serviços ou precisa solucionar alguma dúvida.

Respeitando as regras do setor, não há porque deixar de empregar as redes sociais para promover essa aproximação com o público ou manter canais específicos para a divulgação de conteúdos de interesse da população.

Excelência na prestação de serviços

As boas experiências do setor comprovam que os esforços para fortalecer a marca dos laboratórios têm papel determinante na atração de novos pacientes. Mas para que a estratégia seja bem-sucedida, é fundamental oferecer soluções que atendam à demanda do público.

Nesse caso, um dos aspectos prioritários, além da qualidade do serviço, é conseguir excelência no atendimento. Profissionais devidamente qualificados e bem treinados fazem a diferença, assim como a adoção de ferramentas que facilitem o trabalho de quem está na linha de frente.

As novas tecnologias têm ajudado muito no aprimoramento das áreas técnicas dos laboratórios e podem (e devem) ser mais bem exploradas também na área de gestão. A automatização dos processos de trabalho não apenas garante mais eficiência para as atividades rotineiras, como libera os profissionais para se dedicarem ao que realmente importa: a satisfação do paciente.

Uma boa dica para quem pretende ter um laboratório de sucesso é conseguir ter uma visão mais abrangente das suas atividades. Esse é um setor marcado pela tradição, mas há espaço para quem consegue agregar mais valor aos seus serviços. E reside aí a importância do marketing.

Quer saber mais sobre como usar as estratégias de marketing no seu laboratório? Leia o artigo que preparamos sobre o assunto e aprenda como atrair mais pacientes!

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