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25 ago 2017

Como manter seu laboratório preparado para o mercado?

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O laboratório de análises clínicas é uma empresa que fornece serviços diagnósticos e terapêuticos aos seus pacientes. Seria apenas isso se não fosse a ampla concorrência dos grandes laboratórios, além da exigência cada vez maior de atender às outras necessidades dos pacientes.

Por isso, é importante conhecer os pacientes, investigar o comportamento das pessoas e incorporar novas tecnologias ao atendimento para se diferenciar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, elaboramos este post com 5 dicas que vão te ajudar a preparar seu laboratório para o mercado. Confira!

Analise os comentários dos pacientes

Coletar os comentários dos pacientes compilados por meio de uma pesquisa de satisfação podem fornecer um direcionamento sobre as necessidades de mudança dos serviços. Os comentários podem ser simples, tais como solicitar a colocação de avisos mais legíveis nas portas dos banheiros, ou mais complexos, como a diversificação dos serviços clínicos ofertados.

A opinião dos pacientes também pode ser um norteador para analisar as atividades de contato direto com eles, como a recepção e a coleta.

Conheça os serviços da concorrência

A análise FOFA (SWOT) permite avaliar a gestão de uma empresa como um todo. Sendo assim, é importante considerar os pontos fortes (F) e as oportunidades (O) de serviços. Esses são entendidos com os pontos positivos, que devem ser monitorados e mantidos.

Também é fundamental conhecer as fraqueza (F), ou seja, os pontos que precisam ser melhorados. Nesse caso, podem estar relacionados aos processos operacionais e de gestão.

E também as ameaças (A), ou seja, os serviços de ampla produtividade da empresa concorrente que afetam negativamente a lucratividade do seu laboratório.

Divulgue conteúdos nas redes sociais

A divulgação de conteúdo nas redes sociais em linguagem mais simples e acessível demonstra preocupação da empresa com os pacientes.

Mas é preciso conhecer as principais dúvidas dos pacientes. Sendo assim, é importante divulgar informações sobre exames, doenças ou levantar questões problema para definir o tipo de informação que está sendo mais exigido.

É crucial fornecer informações gerais, tais como o preparo para exames, o tipo de jejum, a interferência de alimentos ou medicamentos no resultado de exames, dentre outros. Uma alternativa é criar um canal de comunicação via chat, e-mail ou serviços de mensagens para que os pacientes elaborem perguntas mais específicas.

Utilize tecnologias de comunicação

Para conhecer os pacientes que utilizam os serviços do laboratório de análises clínicas, é fundamental investir em estratégias de comunicação. Nessa perspectiva, é interessante investir em canais de comunicação, atendimento telefônico e entrevistas presenciais.

Essas ferramentas vão garantir um diagnóstico sobre o perfil de pacientes atendidos e as intervenções serão direcionadas e personalizadas para cada paciente.

Opte por um sistema de gestão eficiente

Um sistema computacional eficiente garante o armazenamento dos dados clínicos dos pacientes e possibilita a emissão de relatórios gerenciais — que podem ser levantados considerando os principais exames solicitados, os custos dos serviços, o horário mais movimentado no laboratório, dentre outros. Também é possível relacionar dados — tais como a idade do paciente — com os exames solicitados e traçar um panorama do perfil de paciente atendido.

O laboratório de análises clínicas deve ser pensado além da efetividade dos serviços clínicos. É importante elaborar estratégias para conhecer os pacientes e as principais demandas em todos os níveis de complexidade. Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

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