(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
19 fev 2018

Como reduzir custos com exames de rotina?

//
Comentários1

Toda boa gestão está relacionada à tomada de decisão assertiva. Quando o assunto é reduzir custos em um laboratório, é muito inteligente dedicar-se para enxugar recursos gastos em processos muito frequentes, como é o caso dos exames de rotina.

A fim de otimizar esse serviço, resultando no equilíbrio financeiro e na oportunidade de investir em outras áreas, hoje falaremos sobre corte de custos e economia na realização e entrega de laudos médicos. Acompanhe!

Por que é importante reduzir custos?

Cortar custos — principalmente em tempos de crise — é importante para fortalecer o seu laboratório. Todos os empreendimentos são suscetíveis aos aspectos externos (economia do país, legislação, situação do mercado em que atua, etc), sendo que essas condições podem servir como oportunidades ou ameaças.

Quando você permite que um serviço, produto ou área gaste mais do que realmente precisa ser investido para obter a plena satisfação dos clientes, temos aqui um problema: você está literalmente jogando dinheiro fora.

Para que sua receita mantenha-se alinhada, analise bem os processos atuais, a fim de não cometer esse erro.

Por que investir na modernização dos processos do laboratório?

Você provavelmente já leu em algum lugar sobre Telemedicina. A tecnologia colabora para que a nossa visão fique cada vez mais moderna e nossos objetivos estratégicos e decisões sobre o negócio sejam aprimorados constantemente.

Já parou para pensar o quanto a tecnologia adianta as atividades profissionais?

Imagine que — na organização gerencial do laboratório, por exemplo — o avanço tecnológico permite-nos usar um software de integração entre as áreas, otimizando os processos, evitando o retrabalho, centralizando as informações, sincronizando dados e, consequentemente, economizando dinheiro.

A palavra sobre o desenvolvimento do mundo é mobilidade. O setor da saúde precisa acompanhar esse movimento. Assim, a realização de exames, a análise deles e a entrega de laudos médicos precisam atender essa demanda, podendo ser realizados à distância e de forma remota.

Como economizar nos exames de rotina sem perder a qualidade?

No caso da entrega da realização de exames e da entrega dos laudos médicos, o laudo à distância é uma tendência. O avanço tecnológico da medicina em geral, além de ser positiva para os profissionais do setor, também beneficia os pacientes. Veja algumas vantagens desse serviço:

  • aumenta a qualidade do atendimento;
  • não necessita de infraestrutura;
  • realiza os exames de rotina de forma rápida;
  • diminui erros médicos;
  • assegura as informações dos pacientes;
  • possibilita o compartilhamento com outros profissionais.

Realizar exames e ter os resultados à distância é também um bom modelo a ser adotado para quem quer dar um turbo na produtividade da equipe.

A maioria dos exames podem ser feitos por meio dessa tecnologia e os resultados podem ser apurados em 30 minutos! Na área da saúde, principalmente, tempo é extremamente importante, portanto, não o desperdice.

Para começar a ver seu laboratório crescendo, pense sobre como potencializar sua atuação! Quais recursos você está usando para fazer exames de rotina? Seu método é eficaz, mas ele é eficiente?

Para discutir pontos da sua gestão no laboratório, entre em contato conosco. Conte-nos suas expectativas e ideias e saiba como podemos lhe ajudar!

Vendas