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Dicas para aumentar o volume de pacientes no laboratório

20 jul 2015

Dicas para aumentar o volume de pacientes no laboratório

Não importa o tipo de serviço prestado, o consumidor de hoje exige um atendimento rápido e de qualidade. E não é só isso, ele quer também ter um bom relacionamento com o local, ser bem atendido e confiar no trabalho. Tudo isso deve ser levado em conta quando a equipe quer trabalhar para aumentar o volume de pacientes no laboratório. Executar as análises bem é algo básico, as pessoas querem mais.

Veja dicas para aumentar o volume de pacientes

1-      Quem é seu público?

A sua propaganda e modo de agir dependerão sempre do seu público. Assim, é importante saber quem procura você. Qual a faixa etária? Mais homens ou mulheres? O seu laboratório é especializado em algum exame que acaba atraindo mais um perfil específico de cliente?

Além disso, veja o local no qual o laboratório está instalado. Quem terá acesso fácil? Qual a média de renda da população e a escolaridade? Isso vai influenciar no tipo de propaganda e na linguagem a ser usada. Por exemplo, você não vai fazer um folder com termos mais técnicos se o seu público -tem um grau de escolaridade menor. Caso faça isso, a propaganda será ineficiente e não atingirá as pessoas.

2-      Como atingir esse público?

Depois de identificar as pessoas, você precisa saber quais as mídias serão eficientes. Só assim conseguirá aumentar o volume de pacientes no laboratório. Por exemplo, um público mais jovem certamente será atraído por SMS, páginas no Facebook ou Twitter. Pessoas com mais de 30 anos que tenham acesso fácil a smartphone provavelmente gostarão de um aplicativo do laboratório que conte com dicas de saúde. É uma maneira de ser lembrado sempre, pois o nome do local estará no dia a dia dos usuários.

Outra boa ferramenta é o blog com dicas de saúde. Porém, ao mesmo tempo, é importante lembrar que nem todo mundo está conectado. Por isso, se você tiver como público-alvo uma população que more na zona rural, o rádio local pode ser a melhor propaganda. Afinal, nessas regiões é mais difícil de ter acesso à internet e as mídias adequadas acabam sendo outras.

3-      Faça ações de marketing não tradicionais

Faça com que o seu laboratório fique envolvido com a comunidade. Realize campanhas de agasalho, faça eventos que envolvam a saúde, como um passeio ciclístico. Faça o dia da saúde e coloque pessoas para aferir a pressão, por exemplo, ou faça distribuição de camisinhas no carnaval. O importante é fazer com que o nome do seu laboratório esteja presente no bairro. Assim as pessoas sempre se lembrarão dele.

4- Trabalhar o encantamento dos pacientes para conseguir indicações

Blogs, rádios, eventos e e-mails funcionam bem, mas nada é tão bom quanto o famoso boca a boca e quem faz isso é o seu cliente. Por isso, invista na relação com o seu cliente e faça com que ele naturalmente divulgue o laboratório. É uma das maneiras mais eficientes de aumentar o volume de pacientes no laboratório.

Treine a equipe para atender bem, cumpra prazos e horários, decore bem o local, atenda bem ao telefone, tire dúvidas e faça com que todos estejam sempre prontos a servir. Cadastre as pessoas e lembre-se do aniversário delas, seja por e-mail ou por um cartão. É natal? O que acha de ter um pequeno brinde para dar para quem procurar o seu laboratório?

O investimento é pequeno e o retorno muito grande, pois seu cliente passa a a ser o seu maior divulgador.

Você já aplica alguma dessas ações em seu laboratório para aumentar o volume de pacientes? Conte pra gente nos comentários!