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Exames periódicos

Uma forma eficiente de aumentar seus lucros
2 mar 2015

Exames periódicos: uma forma eficiente de aumentar seus lucros

O mercado de laboratório de análises clínicas se divide basicamente em dois segmentos: o primeiro que atua basicamente com exames de baixa complexidade e o segundo que atua com exames mais complexos.

Os laboratórios que atuam no primeiro grupo precisam de volume para garantir sua lucratividade, já que as margens de lucros em exames de baixa complexidade ou especialidade são menores.

Os laboratórios que atuam no segundo grupo não buscam volume, mas precisam criar boas parcerias com planos de saúde que aceitem pagar os custos destes exames, apesar de ser um mercado atrativo, este segundo grupo requer profissionais e equipamentos mais caros, o que pode inviabilizar o negócio para pequenos empreendedores, empresas de pequeno e médio porte ou que estão localizadas em cidades menores.

Pensando então na grande maioria dos laboratórios, que compõe o primeiro segmento, é preciso buscar estratégias que melhorem o volume de exames, mantendo as equipes trabalhando em capacidade máxima, durante o maior tempo possível.

Uma forma eficiente é trabalhar em parceria com a Medicina do Trabalho. As empresas são obrigadas por lei a realizar exames admissionais, periódicos (de 6 em 6 meses para operações insalubres e anualmente para os demais casos) e demissionais, para isso precisam de um médico ou clínica médica de medicina do trabalho que irá desenvolver o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), neste programa serão estabelecidas todas as ações de Medicina do Trabalho, inclusive a lista de exames obrigatórios por função, sexo e/ou idade.

Esta lista de exames pode incluir diversos exames laboratoriais como: hemogramas completo, glicemia, urina tipo I, creatinina, colesterol total e triglicérides, AST, ALT, citologia oncótica, entre outros.

No caso de parcerias para a realização de exames periódicos, onde diversos pacientes irão realizar os mesmos exames, o UNILAB agilizará o trabalho da sua equipe de atendimento, com a função de cópia. Nestes casos realiza-se o cadastro do primeiro paciente e copia-se os demais, reduzindo o tempo de cadastros/pedidos, após feito esse processo pode-se, se for o caso, realizar alterações individualmente, incluindo ou excluindo exames conforme a necessidade do contratante.

Trabalhar em parceria com médicos do trabalho, incentivando a realização periódica de exames laboratoriais pode ser um excelente negócio para a saúde do trabalhador, para a empresa e para seu laboratório.

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