(43) 3336-8556

Processos de RH pro seu laboratório

Tudo sobre avaliação 360
5 fev 2016

Processos de RH pro seu laboratório: tudo sobre avaliação 360

Um estudo do IBGE revelou que o Brasil tinha, há 5 anos, quase 17 mil laboratórios de análises clínicas. A concorrência com os grandes centros de diagnose, os altos custos com insumos e as pressões por parte da ANS para melhoria da prestação dos serviços de saúde no país impõem, às clinicas e aos laboratórios, constantes investimentos em equipamentos, softwares de ponta (para racionalizar processos internos), além de uma equipe de excelência.

Mas como mensurar o desempenho de seus bioquímicos, biomédicos, técnicos e recepcionistas por meio de avaliações de desempenho ultrapassadas, que não refletem mais as variáveis de um estabelecimento de saúde moderno?

Assim como os índices de controle de estoque são fundamentais para gerenciar os insumos de maneira eficiente, ter indicadores elucidativos na área de gestão de pessoas é preponderante para melhorar o clima organizacional, reduzir custos e aumentar a produtividade de seus profissionais.

Hoje, você irá entender por que a avaliação 360º é o mais moderno indicador de performance que seu laboratório pode utilizar para ganhar vantagem competitiva no mercado!

Avaliação 360: uma visão holística sobre o capital humano de seu laboratório

A avaliação de desempenho 360º surgiu em meados da década de 80, mas foi nos últimos anos que começou a se tornar a preferida de muitas empresas de sucesso.

Ela se baseia na ideia que os modelos estáticos de medição de performance não levavam em conta as múltiplas facetas de um profissional em seu ambiente de trabalho. Afinal, as relações corporativas modernas são calcadas em uma complexa rede de parcerias, que envolve fornecedores, pacientes, operadoras de planos de saúde, etc.

Para saber o valor de um colaborador em seu laboratório, é preciso que todos os envolvidos o avaliem e não somente sua chefia imediata.

Conceitos e características da avaliação 360

Conforme o nome já diz, a avaliação de desempenho 360º consiste em submeter o profissional a uma gama de avaliações feitas por seus superiores, subordinados, pacientes, fornecedores e, em alguns casos, até por ele mesmo.

É da visão do todo que se tira a conclusão da participação do colaborador para o alcance da excelência na prestação de serviços que o laboratório está buscando. Os resultados são provenientes de 4 perspectivas de análise: competências comportamentais, competências técnicas, resultados obtidos e responsabilidades.

Importância de um método mais abrangente de avaliação de desempenho em laboratórios

A avaliação de desempenho em laboratórios com foco em competências 360º fornece dados precisos para subsidiar a tomada de decisão dos gestores da instituição de saúde.

Ela indica quais cursos devem ser implementados (a título de treinamento), quais recompensas devem ser estipuladas, quais os colaboradores mais eficientes, possíveis gaps entre as atribuições do cargos e a performance de seus profissionais.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Ajuda a eliminar a subjetividade do processo de avaliação;
  • Adota uma visão múltipla das competências do colaborador;
  • Traz uma visão da empresa sobre o funcionário e não a de apenas um chefe.

Desvantagem

  • Exige maturidade dos colaboradores avaliados, a fim de não despertar conflitos internos.

Como funciona

Assim que o questionário aplicado for respondido por todos, o avaliado recebe um relatório (privado) que mostra a consolidação de todas as opiniões. Para que isso seja feito de maneira profissional e eficiente, é preciso que o documento tenha sido aplicado por meio de uma plataforma eletrônica, a fim de tabular todas as manifestações e gerar um relatório automatizado.

Na era da informação, potencializar a força de seu capital humano passa pelo uso de softwares de gestão laboratorial, ou seja, ERPs capazes de integrar com eficácia todas as áreas da empresa, possibilitando, inclusive, a aplicação rápida e prática de avaliações de desempenho em 360º.

A propósito, seu laboratório já faz uso de um software para otimizar processos e reduzir custos, certo? Caso queira aplicar uma avaliação 360 por meio de um sistema de gestão eficiente, deixe um comentário e iremos mostrar o caminho! Sucesso e até breve!