(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
22 set 2017

O que é uma soroteca e por que o seu laboratório precisa de uma?

//
Comentários0

Soroteca é um tipo de armazenamento de materiais de exames laboratoriais, que é útil para que possam ser conferidos futuramente sem a necessidade do paciente repeti-los. É feito da seguinte forma: um paciente realiza a coleta de uma material biológico — como sangue, fezes ou urina — e as amostras são armazenados formando um acervo, que possui prazo de validade de dias ou de semanas, de acordo com seu tipo.

Ter uma soroteca ajuda a agilizar os processos, evitando novos custos e conferindo mais credibilidade aos laboratórios. Descubra, ao longo deste artigo, a importância de ter uma soroteca no seu laboratório.

A importância de uma soroteca

A fim de evitar a repetição de coleta de exames nos laboratórios, muitos tem aderido ao sistema de soroteca, com o objetivo de otimizar o tempo, bem como para manter uma melhor organização — um dos principais benefícios desse processo.

Outra vantagem é manter um “backup” do material coletado, para os casos em que há algum problema na análise do exame. Manter um sistema de soroteca é também uma forma do laboratório se enquadrar nas normas esperadas pelas empresas de acreditação.

Mais facilidade em manipular as coletas é outro benefício do sistema automatizado de soroteca. Ele permite um maior controle do fluxo dos exames, otimizando-os e agilizando processos de estoque, amostras coletadas, entre outros.

O sistema de organização de uma soroteca permite que a equipe do laboratório verifique automaticamente os vencimentos das amostras, quando elas precisarão ser descartadas para uma nova coleta do exame, etc. Dessa forma, mantém-se um controle rígido das datas de validade e dos pacientes.

De um modo geral, uma soroteca em um laboratório, torna o trabalho de coletas muito mais eficaz, diminuindo os processos manuais, o que acarreta menos falhas humanas, poupando, assim, o tempo da equipe — e gerando mais segurança na rotina de armazenamento.

Recursos que uma soroteca oferece

Os laboratórios mais modernos que adotam o sistema de soroteca usufruem de uma variedade de funcionalidades que ajudam no controle das amostras. Algumas delas são:

Armazenamento

O armazenamento na soroteca é organizado por galeria. Os tubos das coletas de exames são dispostos em racks ou prateleiras, e são identificados pela cor, pelo formato ou pelo código de barras. Dessa forma, é muito mais fácil identificar e classificar os dados de determinado paciente.

Pesquisa

É uma funcionalidade bastante rápida: basta informar os dados do paciente que o software faz uma busca pela geladeira onde se encontram as amostras, bem como o rack e o número delas. O sistema também mostra que procedimentos foram feitos com determinada amostra, separando dos que ainda não foram feitos antes de serem armazenados novamente.

Expurgo

A função de expurgo no sistema rastreia e gera relatórios sobre que amostras já não são necessárias para novos exames, mostrando quais delas precisam ser descartadas. Dessa forma, a organização do armazenamento é feita de forma mais eficiente.

Uma soroteca torna possível controlar muitas coisas e evitar transtornos tanto para o laboratório quanto para o paciente. O sistema de gestão que a acompanha ajuda a evitar problemas, pois permite uma localização fácil das amostras.

Ainda não possui uma soroteca? Conheça este módulo do sistema Unilab!

Gostou das nossas dicas? Quer saber também sobre como manter o fluxo de caixa do seu laboratório? Então confira este artigo!

Deixe seu comentário