(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
12 jan 2018

Por que você não pode ignorar a evolução da medicina?

//
Comentários0

A medicina tem apresentado inúmeras novidades nos últimos anos, mas muitos acabam nem notando o quão importante elas são para os procedimentos relacionados à nossa saúde. Por isso, hoje vamos mostrar como a evolução da medicina é importante e está ajudando na cura ou diagnóstico precoce de problemas de saúde. Vamos conferir?

Novidades na evolução da medicina

Com o tempo e os seus avanços, surgiram novas especialidades na área médica, como a medicina preventiva e os médicos sanitaristas, responsáveis pela saúde pública por meio de soros, vacinas, campanhas, entre outras condições sanitárias.

Atualmente, um dos segmentos mais abrangentes é a medicina diagnóstica, que atua no segmento de exames laboratoriais e procedimentos diagnósticos. Esse novo segmento abrange vários profissionais e especialidades, e isso tudo só é possível graças à evolução tecnológica.

O biomédico, por exemplo, atua no setor de análises clínicas, executando procedimentos e exames de laboratório, além de serviços complementares de diagnóstico, pesquisa de doenças e seus fatores epidemiológicos. Já o radiologista estuda a visualização de órgãos, ossos e estruturas por meio de aparelhos de raio-X, tomógrafos, ultrassonografia, ressonância, entre outros.

Impressoras 3D — fortes aliadas na evolução da medicina

Pode parecer história de ficção científica, mas o uso de impressoras 3D para imprimir órgãos, tecidos e células humanas já é algo que está sendo testado em laboratórios de pesquisa há alguns anos.

Entre os usos da impressora 3D que têm sido testados em pesquisas científicas, podemos citar:

  • impressão de pele: para auxiliar no tratamento de queimaduras, doenças de pele e outras causas;
  • impressão de órgãos: para que possam ser usados em transplantes, em vez de se aguardar os órgãos de um paciente com morte cerebral;
  • impressão de células: para estudos relacionados ao câncer.

Além disso, as impressoras 3D têm sido valiosíssimas no setor de ortopedia, no desenvolvimento de diversos tipos de prótese.

Realidade virtual para treinamentos e tratamentos

A possibilidade de ter acesso a um mundo totalmente diferente do real, por meio de óculos ou cabines especiais, já existe. De fato, a realidade virtual, muito usada no mundo dos games, vem sendo testada e aprovada pela medicina moderna.

Estudantes e residentes americanos já podem treinar procedimentos cirúrgicos por meio do “mundo virtual”, por exemplo, além de pacientes com problemas psiquiátricos, autismo, ou em processo de reabilitação. Além disso, a realidade virtual também pode ser utilizada no tratamento da dor.

Na Universidade de Washington, um jogo chamado Snoworld tem ajudado no tratamento de pacientes com queimaduras graves. Enquanto jogam, eles acabam não sentindo tanta dor no processo de higienização dos ferimentos, já que se distraem. Em alguns casos, inclusive, o Snoworld se mostrou tão eficiente quanto a própria morfina!

A tecnologia a favor dos pacientes

Diante de tanta evolução na área médica, o atendimento ao paciente também tem sido otimizado — agora, é possível ter acesso a diagnósticos modernos e mais agilidade no tratamento de suas enfermidades. E o avanço tecnológico também tem sido aliado em procedimentos simples, por meio dos softwares de gestão, muito utilizados em laboratórios de análises clínicas atualmente.

Com o sistema informatizado, os arquivos físicos têm se tornado itens menos utilizados, já que todas as informações do paciente — desde seus dados cadastrais até seu histórico de exames — ficam armazenadas em um software de gestão. Além disso, o processo de realização e entrega dos resultados de exames também são administrados pelo software.

Assim, o paciente pode acessar seus resultados na tela do computador, tablet ou do telefone móvel por meio de um código fornecido pelo próprio laboratório. E, ainda, o médico solicitante também recebe os resultados antes mesmo da data da consulta com o paciente. Integração total entre laboratório, médico e paciente para agilizar processos!

Outra vantagem da implementação dos softwares para laboratórios é ainda a redução de custos na gestão de funcionários — já que os pacientes não precisam mais retornar ao laboratório para retirar seus exames — a economia com impressão — já que os resultados estarão armazenados no banco de dados — e economia de espaço físico — que não precisará mais ser ocupado por enormes arquivos e gavetas.

E aí, já conhecia todas essas novidades que envolvem a evolução da medicina? Deixe-nos o seu comentário e nos conte o que achou!

Deixe seu comentário