(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
16 mar 2018

Precisamos conversar sobre a identidade visual do seu laboratório

//
Comentários0

A identidade visual é quase sempre deixada de lado por muitos laboratórios e clínicas em geral. Mas essa atitude pode comprometer diretamente os resultados esperados, afetando os lucros e a conquista de novos clientes na quantidade desejada. Parece exagero? Mas não é.

Por esse motivo, precisamos conversar sobre a identidade visual do seu laboratório. Entenda melhor sobre o assunto e saiba como melhorar esse aspecto no seu negócio:

Entenda o que é a identidade visual

A identidade visual trata do conjunto de elementos (cores, imagens e letras) que mostram para os clientes “quem” é o seu laboratório. Ou seja, o logotipo é o principal símbolo da sua identidade visual, mas não é o único item que merece atenção. O conjunto de cores, a tipografia, formatos, símbolos e demais elementos visuais precisam estar reproduzidos de forma condizente e proporcional.

Os aspectos identitários da sua marca devem estar presentes em tudo o que você utiliza: cartões de visita, agendas, cartão de agendamento do cliente, nos resultados dos exames, uniforme da equipe e, até mesmo, em materiais internos, como a placa de identificação e seus folhetos. Dessa forma, seus clientes poderão reconhecer sua marca de imediato.

Perceba a influência das cores

Você já deve ter reparado que determinados segmentos sempre utilizam cores semelhantes. Isso acontece porque as cores influenciam, estimulando associações mentais nos consumidores e imprimindo sensações específicas.

Para um laboratório, por exemplo, é comum usar a cor branca, pois transmite limpeza e higiene. Há também aqueles que usam a cor azul, que é ótima para passar confiança e credibilidade. Outros optam ainda pela cor verde, pois é a cor da esperança e da saúde.

O ideal, no caso dos laboratórios, é utilizar cores que estimulem as pessoas a sentirem-se mais calmas, seguras e em paz.

Melhore a sua identidade visual

Se você já tem uma identidade visual, analise seus elementos e avalie se ela é condizente com o seu laboratório. Repare nas cores utilizadas e no impacto que as tonalidades geram nos clientes. Se for preciso, não tenha medo de repaginar esses aspectos e criar uma nova identidade visual, dessa vez idealizada com tranquilidade e informação, especialmente para os seus negócios.

Veja algumas dicas para melhorar sua identidade visual:

Tenha um bom design

Sua identidade visual precisa ter um design que transmita confiança e credibilidade para a sua clientela. Além disso, deve ter um desenho único que seja aplicável em diversos materiais (como papel, tecido, etiquetas, etc.). Seu cliente precisa olhar para esse logotipo e já reconhecer a sua marca.

Crie conexão com seu público

Tudo precisa ser feito de uma maneira que mostre os seus serviços, mas também crie uma conexão com o seu público. Por isso, identifique os perfis das pessoas que frequentam o seu laboratório e faça a proposta visual pensando especialmente neles. Afinal, sua marca precisa sempre estar ligada com o tipo de pessoa que frequenta seu espaço.

Procure profissionais qualificados

Outra dica para criar uma boa identidade visual é buscar auxílio profissional. Dessa forma, você poderá se tranquilizar, já que há pessoas bastante capacitadas para criar toda a sua identidade visual da maneira mais adequada ao seu negócio e objetivos corporativos.

Você ainda poderá aproveitar a mudança da sua identidade visual e deixar o laboratório mais atrativo — como, por exemplo, otimizar toda a estrutura, desde os equipamentos e instalações e, até mesmo, reformar a sala de espera. Outra boa ideia para atrair mais clientes é melhorar o seu atendimento.

Gostou do nosso conteúdo sobre a identidade visual do seu laboratório? Quer mais dicas de como deixar o seu negócio mais atrativo? Então clique aqui e confira!

Deixe seu comentário

Vendas