(43) 3336-8556

Entenda como funciona a acreditação laboratorial

6 maio 2016

Entenda como funciona a acreditação laboratorial

A acreditação laboratorial é a melhor forma de mostrar que o laboratório realiza um trabalho sério e de qualidade. Fazer o acompanhamento da saúde é fundamental, porém, para que isso seja feito de maneira adequada, é preciso contar não apenas com profissionais capacitados, mas também com laboratórios que contam com a acreditação laboratorial.

Isso se faz necessário uma vez que os exames só podem garantir um resultado preciso se forem utilizados métodos e técnicas que garantam a qualidade e os resultados.

Um laboratório para funcionar, não necessariamente precisará ter a acreditação laboratorial seguindo padrões internacionais, porém ela é quem fará uma diferença, ao garantir credibilidade.

Quais as normas de acreditação laboratorial?

Fazer a acreditação laboratorial é opcional, mas, quando se opta por ela, é preciso convocar uma entidade certificadora que possa fazer a avaliação e verificar se todos os quesitos estão sendo cumpridos para a cessão do certificado.

No Brasil, quem faz a Coordenação Geral de Acreditação é o Inmetro (Cgcre), porém existem órgãos certificadores autorizados a atuar. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica — Medicina Laboratorial fornece o Certificado de Acreditação do PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos). Já a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas tem o DICQ Sistema Nacional de Acreditação.

Independentemente do órgão que fará a fiscalização, ela deve ocorrer de forma periódica e precisa cumprir diversos requisitos para ser aprovada.

Normas DICQ (SBAC) e PALC (SBPC)

Esse tipo de reconhecimento segue padrões das normas DICQ (SBAC) e a PALC (SBPC).

A primeira funciona como Departamento de Inspeção e Controle de Qualidade (DICQ), realizada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), e objetiva comprovar que o laboratório possui uma boa gestão de qualidade em todos os processos feitos aos pacientes, garantindo segurança a todos.

O laboratório passa por uma inspeção de três anos e é analisado desde seu atendimento até o momento que fornece laudos e descarta os materiais.

Já o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) trata-se de auditorias feitas por profissionais experientes na área, que podem trocar experiências com os laboratórios auditados.

No entanto, esses são processos podem ser demorados porque é preciso se adaptar para conseguir seguir todas essas regras, além de que, conforme já dito, a inspeção do DICQ demora três anos. Isso é conseguido com o treinamento e a capacitação dos funcionários e adequação dos processos e ferramentas de trabalho.

A importância da acreditação laboratorial para o consumidor

Os consumidores que optam por um laboratório certificado têm a garantia que o seu exame está sendo feito seguindo rígidos critérios para que os resultados sejam os mais precisos possíveis. Isso faz toda a diferença, uma vez que cerca de 70% das decisões médicas são tomadas com base nos resultados dos exames clínicos.

Sabe-se também, nesse caso, que não são apenas os exames que sofrem influência, mas toda a administração e também atendimento ao cliente. Por isso, quem procura um serviço de ótima qualidade e com um atendimento exemplar tem que optar por um lugar que possua a acreditação laboratorial e, assim, ter toda a garantia que precisa.

E você? Toma esse cuidado ao escolher um bom laboratório que tenha acreditação laboratorial? Se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário.