(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
26 fev 2018

Erros na coleta de sangue que seu laboratório não pode cometer

//
Comentários0

Os exames laboratoriais continuam sendo um dos principais recursos utilizados pelos médicos, auxiliando-os no parecer e diagnóstico em sua prática clínica. Mas, se os devidos cuidados não forem tomados, os resultados podem não ser tão precisos e comprometer todo um serviço de saúde.

Por isso, é importante preparar a sua equipe para que o seu laboratório não cometa erros na coleta de sangue e tenha o reconhecimento e a confiabilidade dos médicos e pacientes pelos serviços prestados.

Se você tem interesse pelo tema, fique atento! Reunimos as maiores falhas cometidas pelos laboratórios e o ajudaremos a se manter longe delas. Continue a leitura e saiba mais!

Não utilizar os materiais adequados

O uso de materiais incorretos no laboratório pode ocasionar interferências nos resultados, o que, por si só, é inadmissível.

Essa falha ainda pode gerar sérias complicações e transtornos ao paciente e ao médico, demandando até mesmo sua repetição ou o início de um tratamento desnecessário.

Não identificar as amostras corretamente

De acordo com as boas práticas para o setor, a identificação é uma etapa que deve acontecer antes mesmo da coleta de sangue.

Assim, em primeiro lugar, deve ocorrer a identificação do tubo e, em seguida, proceder com a colocação da amostra de sangue coletada. No entanto, esse tipo de erro é bem comum e alguns laboratórios acabam se confundindo e misturando amostras.

Para evitar essa situação e oferecer resultados fidedignos, é fundamental informar todos os dados pessoais do paciente. Além disso, conhecer e observar as instruções da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial pode contribuir para uma atuação mais confiável.

Não padronizar os procedimentos

A falta de padronização em laboratórios pode comprometer drasticamente os resultados dos exames, bem como a credibilidade do laboratório.

Em geral, isso é um forte indicador de que o laboratório não segue as normas exigidas para cada etapa, desde a solicitação do médico até a entrega do laudo final.

Padronizar processos em um laboratório tem como objetivo evitar falhas e estabelecer um padrão de qualidade durante todo o manuseio da amostra de sangue, nas três fases do processo:

  • fase 1: pré-analítica;
  • fase 2: analítica;
  • fase 3:pós-analítica.

Não estar atento à variação cronobiológica

É de extrema importância estar atento à questão da variação cronobiológica — alterações cíclicas de um determinado parâmetro em função do tempo —, pois ela pode alterar os resultados dos exames.

Na fase pré-analítica, é preciso verificar esse aspecto. Por isso, considere idade, gênero, atividades físicas, jejum, dieta e uso de medicamentos para fins terapêuticos ou não.

Esse tipo de investigação mais detalhada é muito importante e evita imprecisões nos exames solicitados.

Não prevenir a hemólise

Vários fatores induzem aos erros da coleta de sangue na fase pré-analítica. Uma delas é a hemólise — quebra das hemácias. Nesse caso, o tubo passa a ser descartável, devido à perda de sua funcionalidade.

Essa situação é consequência de algumas falhas, como:

  • não cumprimento da ordem de coleta;
  • falta de homogeneização ou inversão do tubo pós-coleta;
  • volume incompatível como o tubo;
  • coleta de sangue por meio do sistema aberto com seringas.

Por isso, é fundamental que você adote métodos e procedimentos eficazes, evitando a hemólise e as demais situações que possam afetar a qualidade e precisão dos resultados laboratoriais.

Apesar da possibilidade dos laboratórios cometerem erros na coleta de sangue, é recomendável que você procure investir em qualificação e em padronização a fim de não sofrer com os transtornos causados por esse tipo de situação.

Então, diante da responsabilidade que o laboratório assume ao realizar os exames, torna-se necessário tomar as providências cabíveis para evitar e controlar as variáveis que infelizmente acontecem e interferem nos resultados.

Quer aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos e se tornar um gestor mais qualificado? Baixe agora o nosso ebook: Gestão para Laboratórios de A a Z!

Deixe seu comentário

Vendas