(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
11 set 2017

Quer ser um empreendedor de sucesso? Esclareça 6 dúvidas

//
Comentários0

Começar a empreender é uma tarefa estimulante, afinal, normalmente, está ligada à realização de um sonho. Mas, para ser considerado bom empreendedor, é preciso saber como lidar com algumas questões e obstáculos que possam surgir no caminho.

Por isso, neste post, vamos esclarecer 6 dúvidas especialmente para você, que está montando seu próprio laboratório. Acompanhe as nossas dicas e saiba como se tornar um empreendedor de sucesso!

1. O que eu espero da minha empresa?

O empreendedor deve saber o que ele realmente espera da nova empreitada. Só assim ele conseguirá direcionar esforços para alcançar sua meta. Ele deseja tornar-se referência no mercado local? Ele espera que a empresa garanta uma aposentadoria tranquila? Enfim, cada empresário terá uma resposta.

2. Empreendedores não têm medo de errar?

Em alguns livros sobre o tema, destaca-se um perfil de empreendedor que está longe da realidade. Até mesmo um empreendedor de sucesso tem medo de errar, por isso ele se planeja, para evitar ao máximo cometer erros.

Nesse caso, a dica é: estude seu mercado. Desse modo, você conseguirá antever falhas e corrigi-las antes que ameacem sua empresa.

3. Devo aprender a fazer tudo?

Alguns empreendedores acham que a melhor maneira para cortar gastos é desempenhar o máximo de tarefas possíveis, em vez de contratar alguém, ou contar com o serviço de outra empresa. Esse é um erro grave, pois coloca em risco a qualidade do serviço oferecido.

É claro que o empresário pode aprender sobre os processos da sua empresa, mas monopolizar as tarefas afeta a produtividade, além de gerar estresse para o empreendedor, que já tem outros assuntos para lidar.

4. Como um empreendedor de sucesso lida com os funcionários?

De uma maneira profissional e respeitosa. É importante que você se lembre de que a visão que você tem da empresa é diferente da visão possuída pelos colaboradores. Para você, seu negócio é a realização de um sonho, para seus funcionários, é um emprego.

Sabendo disso, evite uma abordagem arrogante, ou autoritária. Mostre-se disposto a sanar dúvidas e demonstre respeito pelo trabalho desempenhado por sua equipe. Exija comprometimento, mas também o demonstre.

5. Como contratar?

Lembre-se das entrevistas de emprego que você participou e busque pessoas que tenham conhecimento ou experiência para ocupar a vaga. Lembre-se de que contratar alguém é fazer um investimento, por isso seja cuidadoso na hora de contratar.

6. Posso tirar dinheiro da empresa quando precisar?

Evite ao máximo. Existem empreendedores que pagam despesas pessoais com recursos da empresa, mas isso gera um grande problema. Um empreendimento também tem obrigações que devem ser honradas — impostos, salários, investimentos, parcelamentos e etc. —, por isso, seu caixa deve ser tratado com cuidado. Retirar quantias para pagar gastos pessoais coloca o negócio em risco.

As contas da empresa e do empresário devem ser completamente separadas, afinal, são necessidades diferentes. Também se deve evitar ao máximo realizar empréstimos pessoais para o negócio. Além das taxas de juros não serem ideais, ainda se coloca em risco o patrimônio familiar.

Um empreendedor de sucesso não tem medo das dúvidas que surgem pelo caminho, mas está disposto a buscar a resposta para todas elas.

Questionar-se é muito importante, pois leva à reflexão e melhora a qualidade das decisões tomadas. Empreender é uma atividade empolgante, mas isso não significa que seja perigosa.

Gostou das nossas dicas para ser um empreendedor de sucesso? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário