(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
15 dez 2017

Saiba como evitar retrabalho no laboratório de análises clínicas

//
Comentários0

O retrabalho é um grande inimigo dos diretores de um laboratório de análises clínicas, afinal, o tempo que se perde refazendo uma tarefa gera muitos gastos extras, não só com a mão de obra do profissional que a realiza, mas também com energia elétrica e com os equipamentos que são utilizados.

Nossa ideia, com esse post, é elencar uma série de dicas para que você saiba como evitar o retrabalho no seu laboratório de análises clínicas. Ficou interessado? Quer saber mais? Então continue a leitura e confira.

1. Automatize os processos

Já é comprovado que a taxa de erros cometidos por equipamentos computadorizados é quase inexistente quando comparada aos erros cometidos por seres humanos. É por esse motivo que investir cada vez mais em processos automatizados pode ser uma boa solução para diminuir o retrabalho em um laboratório.

Isso não quer dizer que todos os colaboradores devem ser substituídos por máquinas, pois o acompanhamento de biomédicos, farmacêuticos, entre outros profissionais, é essencial para que os exames sejam realizados de forma correta, por exemplo.

2. Faça um planejamento estratégico

Ter um bom planejamento estratégico, no qual cada colaborador do laboratório saiba bem qual é o seu papel na empresa é fundamental quando se deseja evitar o retrabalho, pois assim se saberá quem cometeu os erros que fizeram com que a atividade tivesse que ser feita novamente,

Para fazer um planejamento estratégico recomenda-se a utilização da técnica da análise SWOT, que faz um cruzamento entre forças e fraquezas com ameaças e oportunidades proporcionadas pelo ambiente em que o laboratório está inserido.

3. Crie uma checklist

Além do planejamento estratégico, que deve deixar claro quem é o responsável por cada ação realizada no laboratório, outra ferramenta importante para evitar o retrabalho é a checklist.

É interessante que cada colaborador do laboratório possua a sua própria checklist, contendo as atividades específicas que devem realizar durante o dia, assim nada ficará no esquecimento e uma pessoa não vai refazer uma tarefa que já foi feita pelo colega.

4. Invista em endomarketing

É bastante comum que as atividades de um laboratório sejam feitas de maneira incorreta pelo fato de os funcionários não se sentirem bem na empresa ou estarem cansados e desmotivados. Uma solução para esse problema é o investimento em ações de endomarketing e comunicação interna.

As atividades de endomarketing podem ser coordenadas por um profissional da área da comunicação como um relações públicas ou um jornalista, que pode fazer parte do quadro do laboratório ou ser contratado de forma terceirizada.

5. Conte com um software de gestão no seu laboratório de análises clínicas

Muitas das tarefas que precisam ser refeitas em um laboratório está relacionada à questões administrativas, como o agendamento de horários para a coleta de materiais dos pacientes, questões financeiras relacionadas a cobrança dos clientes e dos planos de saúde, etc.

Tudo isso pode ser evitado se o laboratório contar com um bom software de gestão, que facilite nessas questões cotidianas. Então, se o seu laboratório ainda conta com agenda de papel e faz todas as atividades burocráticas manualmente, chegou a hora de automatizar.

Seguindo essas dicas, certamente você vai conseguir evitar o retrabalho no seu laboratório de análises clínicas. Agora que você já esclareceu suas dúvidas, aproveite e descubra como a tecnologia mobile pode otimizar a gestão do laboratório!

Deixe seu comentário

Vendas