(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
25 abr 2015

6 aspectos fundamentais para selecionar um fornecedor de software para o seu laboratório

Mudar de hábitos – sejam quais forem – é um processo desconfortável, pois saímos de algo que estamos acostumados para um ambiente novo. Isso não é diferente com o sistema do seu laboratório. São muitas as perguntas, é algo diferente e que gera insegurança, principalmente para quem não tem amplos conhecimentos de informática.

Em qualquer tipo de mercado, tempo e qualidade são valiosos. Então, é preciso ter um atendimento, respostas e resultados com a maior velocidade e qualidade possíveis. Mas para a aquisição de um novo software para o laboratório, deve haver uma boa pesquisa de mercado para verificação de alguns aspectos. Para sanar algumas dúvidas, elencamos os aspectos fundamentais para selecionar um fornecedor de software para seu laboratório:

1 – Certificações

As certificações servem para aumentar a segurança na contratação por parte do cliente, visto que o processo para obter qualquer certificado é rigoroso e dispendioso. Então, a empresa interessada e que obtiver um certificado fez um pesado investimento para adequar-se às principais áreas de competência:

  • Gestão de negócios;
  • Gestão de tecnologia;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Melhoria contínua.

Portanto, a organização leva a sério a qualidade do seu produto e a satisfação do cliente. Por isso, verificar as certificações é um importante fator.

2 – Tamanho da empresa

Analisar o tamanho da empresa também pode ser útil na hora de procurar um novo software. Nem sempre tamanho é documento, mas com certeza nos negócios quer dizer alguma coisa. Afinal, a empresa não nasceu grande e se por acaso se desenvolveu, foi porque levou a sério e investiu tempo e recursos para tanto. Atente para este detalhe!

3 – Prêmios

Uma boa pedida é verificar os prêmios ganhos pelas empresas de seu interesse nos últimos dois ou três anos. Eles podem ser relacionados diretamente à área de atuação da organização, bem como também de qualidade, atendimento ao público, responsabilidade social e por aí vai. Estes prêmios não são dados à toa, mas sim pela excelência e comprometimento da organização. Fique atento!

4 – Tempo de mercado

O tempo de mercado pode ser um bom indicador para a escolha de seu software laboratorial. Empresas com bastante tempo de mercado passam a ideia de solidez e seriedade, afinal, não dá para sobreviver se o serviço não for de boa qualidade e a clientela não estiver satisfeita. Procurar saber sobre a tradição das empresas listadas como possíveis fornecedoras do seu programa de gestão laboratorial pode ser um diferencial na escolha certa!

5 – Qualidade do suporte

Por mais qualidade que um programa ou empresa possa ter, ninguém está livre de alguns erros. Por isso, avaliar a qualidade do suporte das empresas de seu interesse na hora de escolher seu software pode livrar de uma grande dor de cabeça. É preciso consultar o órgão de defesa do consumidor ou simplesmente buscar reclamações sobre a organização na internet.

6 – Pacotes promocionais

A variedade de serviços oferecidos pelas empresas fornecedoras de softwares é imensa, assim como os pacotes. Por exemplo, quantos computadores poderão ser ligados no sistema, volume de exames / mês, precisa de um sistema online ou não, e etc. Para escolher o que melhor se adéqua às suas necessidades, é preciso primeiro organizar as ideias para contratar o serviço. Assim, você não comprará nada desnecessário e também nada vai deixar a desejar.

Como pudemos ver, não é fácil escolher um software. É preciso ter um pouco de trabalho e descobrir qual se adéqua às suas necessidades. Afinal, é o futuro do negócio e dos pacientes que está em jogo. Gostou das dicas? Comente!