(43) 3336-8556

Como estruturar a TI no seu laboratório

13 maio 2015

Como estruturar a TI no seu laboratório

É cada vez mais comum o uso de computadores e softwares não só para cadastros, mas para a gestão de todo o laboratório, desde a recepção ao exame propriamente dito, passando por históricos de pacientes e laudos. Tudo hoje passa pelo processo de informatização. Veja como estruturar a TI no seu laboratório para obter mais eficiência e competitividade no mercado.

Estruturando a TI no seu laboratório

A informatização de laboratórios é hoje uma realidade crescente. Os sistemas computadorizados permitem uma leitura mais rápida e compreensível das informações, bem como o armazenamento de imagens e exames de forma digitalizada e em nuvem.

Por que é necessário informatizar?

A demanda por serviços de saúde tem crescido bastante, de modo que sistemas que ajudem a agilizar processos são sempre a primeira escolha.

Antigamente, um grande volume de arquivos e fichas cadastrais antigos, em formato não-digital, ocupavam salas inteiras e era preciso gastar tempo na procura de pacientes. Hoje, computadores são capazes de armazenar uma imensa base de dados, sem necessidade de espaço físico. O meio eletrônico permite uma consulta instantânea, em apenas em alguns cliques.

O que pode ser informatizado?

A começar pela recepção, com o cadastro de clientes, prontuários e históricos clínicos ao procedimento do exame propriamente dito, tudo pode ser informatizado.

Como informatizar?

Ao estar certo quanto às vantagens da informatização para o seu laboratório, você pode começar a fazer pesquisas de empresas confiáveis que poderão fazer todo o trabalho de automação do seu laboratório.

Escolhendo o equipamento necessário para estruturar a TI no seu laboratório

Procure analisar com a empresa provedora do software a compra dos modelos de hardware levando em conta a relação custo-benefício.

Por exemplo: computadores mais velozes são bastante caros e sua depreciação é maior do que um menos potente, que são mais baratos e fazem todo o trabalho necessário.

Pesquisar a marca, saber se é confiável, se possui garantia e assistência técnica é de suma importância. Também é importante avaliar a possibilidade de upgrades (expansão) do produto. Se ele for descartável ao longo do tempo, não adquira; faça pesquisas com outros que podem ser modernizados e atualizados à medida que passa o tempo ou pelo menos que possam durar de 3 a 5 anos.

Configuração de redes

Para a automação funcionar corretamente, interligando todos os setores do laboratório, é necessário uma rede de internet ou intranet. Esta conecta os microcomputadores entre si, realizando um intercâmbio de informações.

Estas redes são configuradas através de um computador-chefe, ou seja, uma central que é o servidor principal. Qualquer computador ligado a este poderá ter acesso às informações.

Para que tudo funcione sem que ocorra problemas, é preciso a implantação de senhas de segurança, que devem ser acessadas somente por pessoas autorizadas, garantindo assim a segurança e o sigilo da informação.

Equipamentos necessários para montar um sistema online no laboratório

  • Cabos ou wi-fi;
  • Internet banda larga;
  • Microcomputadores e dispositivos móveis;
  • Sistemas operacionais atuais;
  • Softwares de gestão de laboratórios.

A escolha dos softwares

Depois de instalada toda a estrutura física para a automação do laboratório, é chegada a hora da escolha dos softwares que serão essenciais para gerir de forma automatizada áreas específicas da empresa. Antes de escolher, faça-se estas perguntas:

  • As funções destes softwares são ideais para as necessidades do meu laboratório?
  • A empresa provedora é confiável? Quantos anos está no mercado?
  • Qual a reputação da empresa provedora do software?
  • Quantos softwares semelhantes já foram vendidos?
  • Qual o preço e o que inclui neste custo (garantia, suporte, instalação e etc)?
  • Há suporte disponível sempre que necessário?
  • Qual a configuração mínima do computador para o programa rodar corretamente, sem travamentos ou perda de dados?
  • Qual será o custo de instalação de novos módulos?
  • Como será o treinamento dos funcionários?

A importância do suporte técnico

Implantar sistemas de gerenciamento em laboratórios é algo de extrema responsabilidade, porque envolve vidas. Gerir softwares e hardwares nesta área é como um carro, onde é necessário aprender a dirigir para uso correto e perito dele, a fim de se evitar erros e acidentes.

Uma equipe de suporte técnico capacitada não apenas vai instalar toda a estrutura necessária de hardware e software do seu laboratório, mas também proverá de forma responsável e em tempo hábil a manutenção de suas máquinas sempre que houver necessidade.

Você já estruturou a área de TI do seu laboratório? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário