(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
gestão de custos
23 jul 2018

Saiba tudo sobre como fazer gestão de custos no laboratório!

/
Postado por
/
Comentários1

No cenário econômico atual do nosso país, uma boa gestão de custos faz toda a diferença em um negócio. 

Diminuir os gastos nem sempre é uma tarefa fácil, pois é preciso que toda equipe colabore e que haja um bom sistema ERP como principal aliado. Ele é, até mesmo para pequenos laboratórios, uma ferramenta muito acessível.

Esse software pode ser adaptado às exigências da empresa e concentra os processos do laboratório em um único lugar — sendo que as despesas com manutenção e programas reduzem bastante.

Neste post, falaremos sobre a gestão de custos e como o sistema ERP pode ajudar nesse processo. Acompanhe!

O que é gestão de custos?

São chamados de custos todos os investimentos que uma empresa faz a fim de realizar as suas atividades. Neste contexto, há matérias-primas, mão de obra, energia elétrica, equipamentos, transporte etc. A gestão de custos é o gerenciamento inteligente de todos os gastos de uma empresa.

Quando há uma gestão de custos eficiente, é mais fácil para o gestor identificar oportunidades de investimento, tomar decisões estratégicas com mais consciência e aumentar a margem de lucro.

As despesas fixas são as que não apresentam relação direta com o custo dos serviços ou produtos. Independentemente do quanto você vende, esses gastos não se alteram. Já os custos variáveis mudam de acordo com a demanda ou a disponibilização dos serviços.

Como automatizar a gestão de custos?

Na correria dia a dia, muitos gestores de laboratório não têm tempo para cumprir com todas as atividades de gestão com eficiência. E não é viável contratar funcionários só para isso. Então, qual seria a solução?

É necessário modernizar esses processos. Estão disponíveis no mercado sofisticados sistemas de ERP que automatizam a contagem e a gestão dos custos de forma inteligente, com muito mais agilidade e eficiência.

Porém, mais do que isso, esses programas controlam o estoque, as vendas, as compras, entre outras funcionalidades.

E o melhor é que essas informações ficam à disposição dos colaboradores em apenas uma plataforma, unindo todas as equipes do laboratório. Assim, todo o planejamento é pautado em dados concretos, e não apenas em palpites.

Qual a importância do ERP para a gestão de custos do seu laboratório?

Atualmente, os sistemas de automação e gestão trazem vários benefícios para os laboratórios. Veja alguns deles:

  • redução dos erros, aumento da confiabilidade e qualidade dos resultados gerados e padronização dos procedimentos do laboratório;
  • redução dos custos operacionais por meio de uma melhor utilização dos recursos materiais e humanos;
  • maior integração entre as equipes do laboratório, reduzindo o tempo na troca de informações;
  • aumento da produtividade e redução do tempo para a entrega de resultados;
  • maior agilidade no resgate de informações históricas para verificar desvios que possam influenciar na tomada de decisões.

Em síntese, como podemos ver, a influência de uma boa gestão de custos em um laboratório é enorme. Se feita da forma correta e com agilidade, ela pode favorecer muito o negócio.

Com um gerenciamento minucioso de todas as informações, e contando com o apoio de um bom sistema de gestão de custos, é possível sair da estagnação e ajudar no crescimento do seu negócio.

Você gostou do nosso post sobre gestão de custos no laboratório? Aproveite sua visita ao nosso blog para assinar a newsletter e, dessa forma, receber atualizações sobre temas como esse!

Vendas