(43) 3336-8556

Sistemas para laboratório

muito além de cadastros de pacientes
18 abr 2015

Sistemas para laboratório: muito além de cadastros de pacientes

Sistemas para laboratório são ferramentas poderosas de gestão, que possibilitam o gerenciamento de todas as áreas destas empresas, desde o registro de pacientes à parte de coleta e entrega de exames. Saiba mais sobre o que estes softwares podem fazer.

Sistemas para laboratório: o que podem fazer pelos seus pacientes

Proprietários de laboratórios veem mais do que nunca a necessidade de implantarem sistemas de gerenciamento que visem melhoria dos processos. A área financeira, recepção de pacientes, os laudos, históricos, coletas de exames, tudo hoje precisa ser informatizado.

Fatos têm mostrado que o uso de papel, arquivos e caneta para anotações e armazenamentos manuais de cadastros causam falhas e demoras. A automatização é uma tendência cada vez mais forte em laboratórios e clínicas. Mas o que realmente fazem estes softwares?

Pacientes que optam por laboratórios com sistemas informatizados têm uma experiência única no atendimento desde a recepção, que conta com softwares avançados, tais como os leitores biométricos, que os identificam pela impressão digital e disponibilizam o envio de laudos online, o que facilita o contato com os médicos.

Com as salas de espera informatizadas, os coletadores também têm o seu trabalho facilitado, à medida em que podem visualizar através de computadores touch a fila de pacientes sem precisar sair de sua sala de coleta.

O potencial dos softwares de gerenciamento de laboratórios

Os laboratórios precisam se preocupar com prioridades diferentes e respostas a serem fornecidas, tanto para pacientes quanto para médicos. Os softwares de gestão possibilitam rapidez nestes processos. Veja como laboratórios que usam sistemas de qualidade obtêm mais agilidade nos fluxos em diversos setores:

  • Diminuição do tempo de cadastro: Com a recepção informatizada, os funcionários ficam mais tranquilos quanto à espera de pacientes que estão em jejum, o pode acarretar tensão. Porém, com um sistema moderno, o atendimento se torna mais ágil. Rapidamente, estes conseguem diminuir a fila, pois o que precisam fazer é somente cadastrar o paciente, sem necessidade de imprimir qualquer documento, o que diminui ainda mais o tempo de cadastro.
  • Agilidade e organização na hora da coleta: Na coleta, os coletadores estão acompanhando a fila por ordem de cadastro, onde automaticamente o sistema mostra o paciente da vez, levando em consideração os pacientes de emergências e as prioridades, ou seja, uma fila totalmente organizada. Com uma tela touch, através do toque dos dedos, é identificado se houver amostras faltantes e realiza baixa nessa coleta. Neste momento, serão impressas as etiquetas e o protocolo que serão entregues ao paciente.
  • Organização na área técnica: Depois do exame coletado, ele deve seguir para um setor de triagem, que irá com um leitor de códigos de barras separar as amostras que estão corretas e solicitar recoleta das que estiverem com problema. As amostras triadas seguem para sua respectiva bancada, onde será colocada no equipamento, que por sua vez possui um leitor de códigos de barras para identificar essas amostras. Após processadas as amostras, os resultados vão direto para dentro do sistema, que aguardará a liberação pelo bioquímico responsável. Em uma tela específica de liberação, os bioquímicos visualizam todos os pacientes que estão aguardando sua assinatura e com apenas um clique, ele libera o exame ou solicita uma repetição ou revisão. Neste exato momento, um SMS é enviado ao paciente avisando que seus exames estão prontos.
  • Resultados de exames via internet: Os laboratórios informatizados e modernos utilizam softwares que permite a transmissão de resultados pela internet, com total segurança.

Os sistemas de laboratório vão mudar a sua experiência de gestão

Os softwares para laboratórios vêm revolucionado a gestão destas empresas. Os sistemas automatizados trazem agilidade, redução de filas de atendimento e economia de volume de papel. Médicos e pacientes podem ter acesso a laudos de seus celulares e outros dispositivos móveis. Gestores podem ter acesso a tudo o que se passa em seu laboratório através de aplicativos. Estes sistemas garantem a precisão dos métodos analíticos.

Existem diversos softwares para laboratório no mercado. O que diferencia estes programas uns dos outros é a flexibilidade do sistema e suas funções. Portanto, Conheça o sistema Unilab, uma das melhores ferramentas de gestão laboratorial, atuando já a duas décadas no mercado.

Deixe seu comentário