(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
4 set 2017

Tendências tecnológicas para laboratórios: conheça as mais importantes!

//
Comentários0

Não é mais novidade para ninguém que a tecnologia rompeu barreiras físicas, desafiou a velocidade e passou a fazer parte da rotina da maioria das pessoas.

Na área da saúde, o uso dos recursos tecnológicos para melhor atender aos pacientes é possível graças aos avanços que aproximam e solucionam problemas enfrentados por pessoas comuns no dia a dia.

Esse setor apresenta tendências tecnológicas cada vez mais inovadoras e facilitadoras. Além de buscarem a simplicidade e o aumento da produtividade, esses progressos trabalham para deixar os processos em hospitais e clínicas ainda mais eficientes.

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe as maiores tendências para a área da saúde:

Telemedicina

A grande novidade na área da saúde é a medicina a distância. Essa modernização possibilita o contato entre o médico e o paciente por meio de computadores, celulares ou outros dispositivos conectados à internet que permitam a realização da consulta.

O foco dessa união entre a tecnologia e a medicina é chegar aos pacientes que vivem em locais remotos e que têm difícil acesso aos serviços de saúde. O motivo pode ser fornecer um prognóstico, tirar possíveis dúvidas em casos emergenciais ou comunicação em geral.

Dessa maneira, a telemedicina transpõe as barreiras econômicas, sociais e principalmente geográficas, garantindo à população a educação, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças.

Mobilidade

Os dispositivos móveis como smartphones, tablets e celulares não são os únicos aparelhos que prometem facilitar a integração da saúde à vida dos pacientes.

Os chamados wearables, traduzidos como tecnologias “vestíveis”, são a grande extensão da funcionalidade das inovações para a área da saúde. A ideia dessas tecnologias é fazer parte do corpo dos pacientes por meio de roupas, relógios e pulseiras, que contam com mecanismos de detecção inteligente.

Essa modernização promete proporcionar acompanhamento (em tempo real) para pacientes que sofrem com doenças como diabetes ou outras que exijam um controle mais rigoroso.

Gerenciador de Ambiente Laboratorial

Também conhecido como GAL, este tipo de sistema de informações tem como objetivo monitorar todo o processo laboratorial, que vai desde o cadastro da amostra no laboratório até a impressão do laudo pelo usuário.

Alguns destes softwares possuem uma interface de uso fácil e permitem um cadastro completo dos pacientes, desde as informações pessoais até o registro de biometria e foto. A fase de entrega dos resultados também é descomplicada, possibilitando ao usuário ver os laudos on-line ou por meio de SMS.

Além disso, o GAL pode simplificar a gestão e a área financeira, importando planilhas e tabelas para o gerenciamento de informações e valores de convênios e do SUS.

Em um mundo cada vez mais conectado e inovador, é mais do que viável — seja pelo ponto de vista econômico ou por questões de precisão e facilidade — que as tendências tecnológicas se alinhem aos princípios da área da saúde. Chegar a cada vez mais pessoas com um atendimento humanizado e ágil é o principal objetivo dessas inovações.

O que você achou sobre as informações deste post? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário