O tratamento humanizado em laboratórios é aquele que se preocupa com o público muito além de um exame ou de uma visão técnica do ambiente de trabalho. É passar confiança e levar sempre em consideração o lado emocional do paciente, para que ele se sinta bem cuidado e amparado em qualquer situação.
O laboratório tem a oportunidade de propiciar um atendimento mais humanizado e com qualidade às pessoas, e dessa forma fidelizá-las. Para que esse tipo de tratamento seja efetivo, é necessário adotar práticas que permitam mudar o comportamento em seu laboratório. Separamos algumas delas para você. Acompanhe!
Treine seus funcionários
Para um bom tratamento humanizado, é necessário definir as políticas que serão usadas na assistência. Depois disso, treine os seus funcionários para que saibam lidar com os pacientes e atendê-los com simpatia. É preciso destruir o comportamento mecanizado entranhado na maioria dos laboratórios.
Os profissionais devem receber o público da maneira como gostariam de ser recebidos em qualquer estabelecimento. Isso passará segurança para os clientes, que se sentirão em casa sempre que encontrarem tratamento humanizado em laboratórios.
Utilize métodos mais confortáveis
A coleta de sangue geralmente é um momento crítico para alguns pacientes. Por isso, é muito importante que o laboratório oriente seus funcionários e realize treinamentos para desenvolver melhores práticas, oferecer mais comodidade e diminuir o desconforto de seus clientes.
Existem pacientes que desmaiam sempre que se submetem à coleta de sangue. Sabendo disso, é necessário que a equipe do laboratório ofereça atendimento diferenciado a essas pessoas.
Um fato muito importante no lugar de coleta é a boa conduta dos funcionários. É essencial priorizar a segurança e o bem-estar do paciente, evitando distrações e conversas paralelas no instante do procedimento. Isso ajuda a passar credibilidade e profissionalismo, além de evitar que a pessoa atendida se sinta desvalorizada.
Faça avaliações de satisfação
Nada é mais importante para um estabelecimento do que ter seus clientes satisfeitos, afinal, são eles que impulsionam e que dão vida a qualquer negócio. Em um laboratório não seria diferente! Ao fazer avaliações periódicas de satisfação, é possível saber quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio.
A partir disso, fica muito mais fácil aperfeiçoar e manter as práticas que os clientes gostam e modificar aquelas que eles não aprovam, melhorando a qualidade dos seus serviços e aumentando a satisfação dos pacientes. Além disso, saber as razões que geram contentamento em seus pacientes possibilita o desenvolvimento de métodos que ajudem a atrair novos públicos.
Em síntese, a qualidade no tratamento humanizado em laboratórios beneficia a fidelização do paciente no seu negócio. É importante desenvolver diferenciais que sejam favoráveis, sempre com atenção especial à humanização no relacionamento com o público. Isso diminui o “mal-estar” na hora da coleta de sangue e no momento de fazer a retirada dos exames — o que ajudará na fidelização dos seus clientes.
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