(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
29 jun 2018

Gestão financeira para laboratórios

//
Comentários0

Administrar o capital de um laboratório é sempre um desafio. A gestão financeira demanda conhecimentos na área de contabilidade e também um saber específico sobre o ramo de atuação.

São muitas variáveis para coordenar e, assim, para lidar com as dificuldades que o cotidiano propõe, é preciso muita expertise em administração e na área laboratorial.

Ficou interessado em compreender mais sobre o assunto? Acompanhe este conteúdo e entenda mais sobre o tema.

Analise as finanças do laboratório

Fazer uma análise da saúde financeira do laboratório é fundamental para manter uma gestão eficiente. Para realizar uma análise financeira, siga os passos recomendados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):

Equilíbrio econômico

Você deve começar com a análise da viabilidade do negócio, dando foco à estabilidade financeira do laboratório. Para isso, investigue seguintes itens:

  • faturamento periódico;
  • custos variáveis;
  • custos fixos;
  • margem de contribuição;
  • lucro operacional;
  • preços de vendas;
  • fluxo de caixa.

Crescimento

Para analisar esse fator, observe o patrimônio líquido do laboratório. Expansões de estrutura e aumento no faturamento não necessariamente significam crescimento.

Indicadores econômicos

Por último, avalie os indicadores a seguir: índice de liquidez, índice de endividamento, índice de rentabilidade sobre vendas e índice de atividades para os prazos médios de recebimento e pagamento.

Mantenha o controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle da movimentação financeira. Ele é realizado em um período definido e demanda o registro das entradas e saídas de capital na empresa. Ele é importante para a realização de planejamentos e para a prevenção de problemas no laboratório.

Esse recurso permite que você faça análises precisas da situação do laboratório. Os rendimentos são avaliados junto às despesas, de forma que a corporação tenha uma noção real de qual é o montante disponível para movimentar e como está o momento financeiro da companhia.

Faça uma boa gestão de contas

Para fazer o gerenciamento da conta do laboratório, é importante ter atenção à conciliação bancária. Ela é um procedimento que coordena os registros das finanças da empresa com os boletos bancários. Isso é importante para evitar a divergência e a desorganização das informações.

Além disso, é necessário promover uma adequada gestão das contas a pagar e a receber. Busque negociar com os fornecedores prazos que estejam aliados aos recebimentos dos clientes. Avalie o fluxo de caixa com cuidado para ter os valores necessários para operar em caixa.

Alie tecnologia e gestão financeira

Aproveitar as funcionalidades da tecnologia pode ser uma ótima alternativa para o negócio. Um controle adequado das finanças passa também pela escolha das ferramentas certas para gerir os dados.

Atualmente, o mercado conta com softwares avançados, ideais para gerenciar um grande volume de processos de forma prática e efetiva. As vantagens da tecnologia para a gestão de finanças são muitas.

  • Otimização dos processos
  • Centralização
  • Apoio nos processos decisórios
  • Acesso remoto

A tecnologia fornece boas alternativas para facilitar o acesso às informações. Os softwares para gestão, por exemplo, possuem versões que se adaptam aos dispositivos móveis. Assim, para acessar os dados da empresa de qualquer localidade e a qualquer momento, basta ter um smartphone ou tablet com acesso à rede.

Esse aspecto facilita a rotina dos gestores e profissionais, que podem auxiliar nos processos do empreendimento mesmo em viagens de negócios ou em outros deslocamentos.

Conclusão

Realizar uma boa gestão financeira do laboratório é fundamental para obter resultados positivos e garantir a longevidade do estabelecimento. Para isso, é muito importante fazer análises das finanças, precificar adequadamente e manter um controle coerente de todas as variáveis da organização.

Com essas estratégias, você terá a oportunidade de oferecer serviços melhores e de manter a saúde financeira do seu laboratório!

E você? Já pensou nos resultados que podem ser obtidos com uma eficaz gestão de financeira do seu laboratório? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também entenderem mais sobre o assunto!

Deixe seu comentário

Vendas