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ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
12 nov 2018

Afinal, como reajustar o preço dos exames sem perder os clientes?

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Quem atua em laboratório sabe que a concorrência está cada vez mais acirrada. Por isso, estratégias de diferenciação são essenciais para que seu empreendimento se destaque em relação aos outros e o reajuste no preço de exames laboratoriais acaba se tornando um verdadeiro desafio.

Contudo, o aumento dos valores pode ser necessário para que o laboratório mantenha sua saúde, do ponto de vista financeiro. Afinal, quando os custos aumentam, a receita precisa aumentar, no mínimo, na mesma proporção.

Mas como encontrar o equilíbrio, sem que os clientes se assustem e busquem por outro estabelecimento que ofereça os mesmos serviços? Preparamos este post para orientar você nesse momento. Continue a leitura e confira!

Justifique a mudança no preço

A transparência é uma tendência para empresas competitivas. Dessa forma, use- a a seu favor, deixando claro o motivo pelo qual os preços precisam ser reajustados. É bem mais fácil aceitar alguma mudança quando você entende a razão que está por trás dela.

Mostrar a necessidade de alterar os valores ajuda no sentido de os clientes compreenderem e aceitarem. Experimente oferecer descontos para aqueles que são fiéis, explicando que o reajuste vai ocorrer em breve e mantendo esse período de promoção vigente para adaptação.

Ajuste gradativamente

Aumentar, de uma vez, o preço de exames laboratoriais pode deixar os clientes assustados, principalmente os que utilizam os serviços com mais frequência. Pensando nisso, o ideal é que o planejamento preveja um aumento gradual.

Para que as pessoas sintam menos o impacto do reajuste e, consequentemente, o laboratório não sofra consequências negativas, faça reajustes menores, porém, periódicos. É importante contar com estratégias que justifiquem essas ações, atualizando os clientes acerca dos custos do laboratório.

Forneça uma excelente experiência

A sensação de que você está pagando por algo que não vale o que está sendo cobrado é péssima, certo? Seguindo essa linha de raciocínio, procure focar no bom atendimento ao cliente, principalmente em tempos de reajuste.

Ainda que o baixo preço seja uma forma de atrair as pessoas, um bom atendimento é que vai fidelizá-las. Além do mais, vai contribuir para que não se incomodem em pagar um pouco mais, já que o custo-benefícios compensa fortemente.

Nos primeiros meses de reajuste, reforce algum aspecto evidente da qualidade do atendimento: maior atenção na recepção dos clientes (como oferecer um desjejum diferenciado), novos uniformes para a equipe, investimento em tecnologia para agilizar o atendimento etc.

Esclareça os procedimentos do laboratório

Falando em fatores de diferenciação da concorrência, é muito comum que as pessoas pensem que a empresa está querendo cobrar mais pelo mesmo serviço que outra pode fornecer. Assim, é essencial esclarecer a sua metodologia, evidenciando o diferencial do seu laboratório.

Lembre-se de que o especialista é você e, justamente por isso, cabe à gestão planejar formas de destacar os serviços laboratoriais, seja por meio do sistema adotado, da tecnologia ou demonstrando maior eficiência, por exemplo. O importante é que o cliente entenda que a qualidade recebida é altíssima e, por isso, vale o preço cobrado.

Encante e eduque os pacientes

Contar com clientes fidelizados é a chave para que mudanças, como reajuste do preço de exames laboratoriais, sejam compreendidas e não se tornem um problema para a manutenção do negócio.

A cultura organizacional de transparência e bom relacionamento com o paciente faz com que a “educação” acerca de questões como essa se dê naturalmente.

O aumento no preço dos exames laboratoriais, seja para reajuste de custos (fixos ou não) ou para investimento na melhoria dos processos, é algo necessário de modo que a vida financeira do laboratório se mantenha saudável. Portanto, esse assunto deve ser tratado com atenção e é preciso dispor de estratégias que garantam os melhores resultados.

E na sua gestão, como os valores dos exames são calculados? Há um período determinado para reajustes? Como o laboratório comunica as alterações aos clientes? Deixe seu comentário no post e compartilhe conosco a sua experiência sobre o assunto!

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