(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
11 fev 2019

Case de sucesso: Como o Labclin melhorou a gestão com a Unilab

//
Comentários0

A tecnologia tem revolucionado a rotina dos laboratórios de análises clínicas faz algum tempo. Esse é o caso do Labclin, localizado em Itajubá, Minas Gerais, que conta com os serviços da Uniware há mais de 20 anos, sendo um dos primeiros clientes da empresa.

Nesse tempo, os dois negócios cresceram e se desenvolveram juntos. Desde então, a tecnologia evoluiu bastante, culminando na criação do Unilab, sistema completo de gestão de laboratórios utilizado por centenas de laboratórios em todo o Brasil.

Essa ferramenta contribuiu de maneira significativa para o avanço do Labclin no mercado. Neste post mostramos como funciona essa parceria de sucesso. Continue a leitura e descubra as vantagens de se utilizar um software de gestão para laboratórios. Confira!

Quando o Labclin começou a utilizar o Unilab?

Em 1997, o sistema operacional mais moderno ainda era o arcaico MS-DOS, o primeiro da Microsoft e precursor do Windows. Todo o trabalho nos laboratórios de análises clínicas pelo país era feito de forma manual, desde o preenchimento da ficha de pacientes até a emissão dos laudos. Foi nesse contexto que o Labclin procurou se diferenciar, buscando um sistema que ajudasse na gestão interna.

Dessa forma, contrataram a Uniware, que ainda tinha apenas um ano de funcionamento. A ferramenta era simples, assim como tudo mais que era usado no laboratório. Por exemplo, a impressora da recepção era uma matricial, o que gerava um atraso muito grande nos atendimentos.

Aos poucos, foram sendo implantadas novas ferramentas e novas soluções para os problemas apresentados no Labclin. No caso da impressora, foi instalada uma a laser, que ainda era muito cara na época. Com essa demanda, a própria Uniware desenvolveu um gerenciador de impressão, para que a máquina fosse acionada pelo sistema operacional.

A verdade é que a Uniware sempre comprou as ideias do Labclin e vice-versa. O objetivo, inicialmente, foi agilizar o tempo de atendimento aos clientes, visto que isso se refletia na qualidade dos serviços e na lucratividade da empresa.

Logo veio a era do Windows e a plataforma tornou-se mais rápida, mesmo com algumas restrições. Em 2008 já se percebia o amadurecimento do sistema, até a migração total para o Unilab como funciona atualmente.

Quais são as vantagens de se utilizar a plataforma?

Nos dias de hoje, o Labclin conta com todas as soluções apresentadas pela Uniware, da parte gerencial à operacional, financeira e administrativa. De fato, a evolução do software acompanhou a própria evolução da empresa, uma vez que muitas funcionalidades da ferramenta foram testadas no laboratório.

Por isso mesmo, segundo os próprios gestores do laboratório, o grande diferencial do serviço é o suporte total à plataforma. Afinal, a Uniware oferece canais de comunicação, com a disponibilidade de profissionais capacitados e dispostos a resolver qualquer problema imediatamente.

Da mesma forma, quando o Labclin tem alguma demanda — desde o caso da impressão a laser —, a empresa de software apresenta alguma inovação. Isso foi feito por meio de diversas visitas ao longo dessas duas décadas de parceria.

Por sinal, as empresas não são parceiras apenas no desenvolvimento da plataforma. Em todo esse tempo, a Uniware ofereceu um suporte completo em tecnologia. Eles ajudaram na montagem de toda a infraestrutura de TI, incluindo a parte de hardware e não apenas software.

Como o sistema contribui para os resultados do laboratório?

O Unilab está envolvido em todos os processos do laboratório, pois o sistema é bastante completo. Todos os dias, os gestores conseguem visualizar e comparar os atendimentos realizados em cada posto de coleta, desde o cadastro de pacientes.

Ele permite a geração de diversos relatórios financeiros, com estatísticas diárias para comparar todos os resultados de diferentes unidades do laboratório. É possível acompanhar a relação de contas a pagar e a receber, o fluxo de caixa e todas as estatísticas financeiras importantes.

Entre as diversas funcionalidades da plataforma atual, está o controle de estoque. Ela permite visualizar e controlar todos os itens de cada lote, de maneira bem organizada. Dessa forma, a empresa consegue atender melhor a pré-requisitos específicos para laboratórios constantes em resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outra funcionalidade interessante é a fila de atendimento, dentro de um dos módulos do Unilab. Com ela é possível fazer um filtro de acordo com as prioridades, por resultados e cadastros já realizados. É uma forma de segmentar os atendimentos e torná-los mais rápidos.

Da mesma maneira, dá para gerar relatórios com o tempo em que cada cliente permaneceu no laboratório, desde a retirada da senha até a coleta ou entrega do resultado. Ou seja, o Unilab permite que o Labclin entenda o que funciona ou pode ser melhorado para tornar o atendimento ainda mais eficiente.

Além disso, o sistema também é compatível com todos os equipamentos utilizados na realização dos exames. Por exemplo, no caso de um hemograma, logo no registro do paciente é impresso um código de barras para ser colado na amostra, não sendo necessário manipulá-la depois.

A amostra já entra na máquina, que faz a leitura do código de barras e mostra o resultado na tela do computador. Dessa forma, fica mais fácil entregar o resultado digitalizado, contribuindo, ainda, para a redução de riscos por erros humanos. Qualquer problema nessa etapa poderia gerar retrabalho, comprometendo a entrega e o atendimento ao paciente.

O fato é que as histórias da Uniware e do Labclin se misturam. Quando elas começaram a trabalhar juntas, a empresa de software funcionava há apenas um ano e ainda tinha poucos clientes. Hoje já são mais de 700 laboratórios de análises clínicas atendidos em todo o Brasil, contando com soluções diversificadas para resolver inúmeros problemas relacionados à rotina dessas empresas.

No entanto, nada disso seria possível sem as diversas experimentações realizadas no Labclin. Essa parceria de confiança favoreceu o desenvolvimento dos dois negócios ao longo desses anos. Portanto, vale a pena conhecer o Unilab e o serviço diferenciado oferecido pela Uniware.

Gostou de saber como foi a experiência do Labclin com o Unilab? Ficou interessado em contratar a solução? Então, entre em contato conosco e aproveite todas as vantagens da ferramenta agora mesmo!

Deixe seu comentário

Vendas