Conhece a acreditação ONA? Veja alguns passos para conseguir

O termo acreditação refere-se a um conjunto de normas e procedimentos apresentados pelo Ministério da Saúde juntamente com outras corporações do setor afim de conceder certificações em assistência e gestão de saúde, atestando a competência técnica da entidade. A acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma das principais certificações do Brasil, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos processos…

Como funciona o processo de certificação DICQ?

O DIQC Sistema Nacional de Acreditação é uma organização técnico-científica que dispõe de suas próprias exigências e metodologias. Ela busca padronizar os processos dos Laboratórios de Análises Clínicas e garantir a qualidade de todos os procedimentos, sendo responsável por inspeções, auditorias, credenciamento e acreditação do sistema de qualidade dessas organizações. Adotar um programa de qualidade é um processo gradual, exige capacitação e…

Entenda como funciona: legislação de certificação digital de laudos – RDC 30

A Anvisa instituiu a resolução RDC 30/2015, que prevê a obrigatoriedade da assinatura digital de laudos laboratoriais de forma a erradicar adulterações. Documento de extrema importância em todo o contexto clínico, o laudo laboratorial é o mais valioso elemento proveniente de exames médicos, figurando como principal referência para elaboração de diagnósticos, definições prognósticas e acompanhamento de casos.…

entenda-o-que-e-acreditacao-e-seus-niveis-no-laboratorio

Entenda o que é acreditação e seus níveis no laboratório

Embora a acreditação não seja obrigatória para os laboratórios brasileiros, ela é extremamente importante como forma de diferenciar o seu negócio e certificar seus pacientes de que eles estão recebendo o melhor serviço possível. Apesar disso, nem todos os proprietários entendem como as acreditações funcionam — ou mesmo não conhecem suas especificações e vantagens. É o seu…