(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
4 fev 2019

Como implantar um sistema de gestão laboratorial? Saiba aqui

//
Comentários0

O uso da tecnologia já é uma realidade nos laboratórios de análises clínicas, revolucionando a rotina desses estabelecimentos. Nesse sentido, destaca-se o sistema de gestão laboratorial, uma ferramenta completa para otimizar todos os processos e o atendimento aos pacientes.

Ainda assim, muitos laboratórios ainda não adotam esse tipo de solução. Por isso, neste post mostramos como implantar um sistema de gestão laboratorial. Continue a leitura e conheça todas as vantagens!

O que é um sistema de gestão laboratorial?

Controles de estoque, contábeis e financeiros, atendimento aos pacientes, agendamento de exames, produção de relatórios. Esses são apenas alguns dos processos internos que fazem parte da gestão laboratorial. Eles podem ser realizados de maneira manual ou descentralizada, o que é burocrático e ineficiente.

É nessa hora que faz toda a diferença contar com um sistema de gestão. Trata-se de um software completo e integrado, que une a rotina do laboratório do cadastro de pacientes até a entrega dos resultados dos exames.

Existem diversas ferramentas no mercado que auxiliam a automação de processos em empresas. No entanto, faz toda a diferença contar com uma solução voltada para a rotina e as necessidades dos laboratórios.

Como implantar esse sistema?

Primeiro, é importante entender quais são as necessidades do laboratório. O software é modular, de modo que pode ser montada uma solução personalizada para cada estabelecimento. Afinal, o software deve trazer, de fato, melhorias, não sendo um custo desnecessário.

Em seguida, é hora de analisar qual será a infraestrutura necessária, como a aquisição de máquinas e ferramentas adicionais. Para a instalação, é preciso contar com um bom fornecedor, que tenha uma equipe capacitada.

Da mesma forma, o ideal é que a empresa também forneça o treinamento necessário para a equipe utilizar o sistema de gestão laboratorial, tornando a ferramenta realmente útil para eles. Sem contar o suporte técnico, que deve ser permanente, resolvendo todas as dúvidas e problemas que possam surgir.

Quais as vantagens para os laboratórios?

Um sistema de gestão laboratorial oferece diversas inovações para a rotina dos laboratórios. Isso depende muito, obviamente, dos processos e peculiaridades de cada local. Mas, no geral, podemos mencionar as 3 vantagens principais a seguir.

Melhor controle de recursos

O controle manual do estoque e das ferramentas pode gerar muitos erros, que comprometem não apenas a rotina laboratorial, como também resulta em perdas graves. Com um software, é possível controlar melhor a disponibilidade de materiais e todo o funcionamento do laboratório.

Rapidez no atendimento ao paciente

Todos os processos relativos ao atendimento são automatizados. Dessa forma, ninguém precisa esperar tanto tempo para ser atendido nem para receber os resultados. Pelo contrário, os laudos podem ser acessados pela internet. Dessa forma, o laboratório consegue oferecer um serviço de mais qualidade e com mais rapidez.

Processos mais eficientes

O fato é que a gestão laboratorial como um todo pode ser melhorada, uma vez que os processos são integrados. O gestor pode acompanhar o negócio como um todo, tomando decisões mais acertadas.

Enfim, um sistema de gestão laboratorial é uma ferramenta completa para melhorar o rendimento do laboratório. Vale a pena conhecê-la melhor e se beneficiar de todas as vantagens que ela oferece.

Gostou de saber como implantar um sistema de gestão laboratorial? Quer entender melhor como funciona? Então, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e conhecer nossos serviços!

Deixe seu comentário

Vendas