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27 ago 2018

Conheça as principais estratégias de marketing para laboratórios

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A palavra “marketing” vem da junção “market + ing”, ou seja, significa o mercado no presente, em tempo real. Por se tratar do aqui e agora, vale a pena pensar nos movimentos dele como lances dinâmicos, cujas ações dependem das condições e situações dos elementos que o compõem. O marketing para laboratórios deve seguir essa premissa.

Sendo assim, uma boa estratégia é aquela que de fato acompanha o mercado, dispondo de ferramentas para analisá-lo espontaneamente, sem deixar nenhuma oportunidade de negócio passar, além de, é claro, ser potencialmente atraente para o público-alvo, utilizando-se de técnicas para fidelizá-lo e encantá-lo.

Vamos aprender mais sobre esse assunto? Venha conosco na leitura deste post!

Entenda a importância do marketing para seu negócio

Ainda que o seu laboratório apresente expertise na atuação e excelência no atendimento, é quase impossível aumentar a cartela de clientes sem divulgar essa informação. O marketing serve justamente para que a gestão direcione a forma como quer que os pacientes vejam a clínica, ou seja, como e/ou pelo que você quer que o laboratório seja conhecido.

Uma vez que esse objetivo está estabelecido, estrutura-se o plano de marketing para que as ações atinjam os potenciais clientes. Podemos dizer que essa publicidade é a porta de entrada para que as pessoas conheçam a prestação de serviço do laboratório, então é importante que isso seja feito da forma correta para trazer bons resultados.

Conheça as principais estratégias para fazer um bom marketing para laboratórios

Fique atento ao código de ética

Para fazer marketing na área da saúde, há um código de ética que impõe algumas restrições. Antes de qualquer coisa, fique atento ao Conselho Federal de Medicina. Para isso, oriente-se pelo Manual de Publicidade Médica. Nele estão contidas todas as informações do que é ou não permitido. Estude para não cometer nenhuma infração.

Trabalhe a segmentação

Um dos elementos mais importantes para que o marketing gere resultados positivos é direcionar com muita precisão. No caso do público de um laboratório, há muitas formas de segmentar, criando uma curva de clientes:

  • idade;
  • gênero;
  • região;
  • plano de saúde;
  • número de atendimentos por período;
  • ticket médio;
  • patologia.

Essa segmentação serve para que as ações sejam mais precisas. Usando essa visualização, é possível saber qual demanda está carente ou crescente, preparando-se assim para atendê-la e/ou buscar novas alternativas.

Se um plano de saúde paga mais que o outro, por exemplo, com essas informações de segmentação em mãos, é possível trabalhar para atrair o público cuja margem de lucro é maior. Além disso, a segmentação também colabora para a fidelização, a qual abordaremos a seguir!

Invista na fidelização

Você já sabe qual é o público cuja demanda é maior no laboratório. A gestão pode também determinar, como foi dito, qual é o cliente ideal desejado. Cada público exige uma forma de atendimento e recepção, de acordo com a percepção de valor.

Nesse sentido, é responsabilidade do laboratório prover a excelência, de forma que a pessoa seja atraída pela comunicação, mas também tenha vontade de voltar por sentir a qualidade da entrega dos serviços.

Para fidelizar clientes, é muito importante ajudar na gestão de saúde deles. Assim como acontece quando CRM é usado, é importante ter registrado as preferências e especificidades do paciente. Faça o paciente sentir que está sendo acompanhado.

A experiência da pessoa muda quando ela percebe que o atendimento é personalizado. Imagine que surpresa agradável sentir que o atendente lembrou que, por exemplo, você reclamou de uma dor na última vez que foi ao laboratório, perguntando se melhorou.

Foque no encantamento

O pré-analítico pode fazer uso de todas as informações do paciente — se tem alguma patologia específica, quais medicações faz uso etc. — como estratégia de gestão de saúde e fidelização.

Ter o histórico do paciente é muito importante nesse sentido. O laboratório precisa ter todo o histórico de resultados, disponibilizando isso via mobile para que o paciente acompanhe. Então use o celular a seu favor: um aplicativo é a melhor opção.

Num simples gráfico, pode-se dar acesso para que o paciente saiba como o exame de sangue dele está nos últimos anos, por exemplo. Isso o empodera sobre sua própria saúde. Ele sabe quando teve problemas, se tratou, se melhorou etc.

Lembre-se que o encantamento vem quando você surpreende de forma muito positiva o cliente. Para isso, é necessário conhecê-lo perfeitamente e ter propriedade nos processos desempenhados.

Destaque-se nos detalhes e nas tendências

De acordo com a sua estratégia, use um cartão fidelidade para ceder descontos e facilidades para os pacientes de acordo com o critério definido no planejamento. Além disso, preocupe-se com a apresentação visual dos laudos.

Para encantar os pacientes, o laboratório precisa ser diferente e focar nos detalhes. Por isso, a diagramação dos laudos precisa ser padronizada, para que a qualidade seja percebida assim que o paciente bater o olho neles.

Esteja presente em ambientes virtuais

Além do uso de aplicativo próprio, o laboratório precisa ser ativo em redes sociais, fazendo uso de chatbots e, é claro, focando no marketing de conteúdo caso queira se tornar referência no mercado.

Outra boa ideia é a emissão de aviso quando o laudo está liberado, trabalhando estrategicamente com prazos. É claro que isso precisa ser automatizado, para não desgastar a equipe em tarefas repetitivas, como ligar para cada um dos pacientes.

Esse aviso pode acontecer via comando de voz, ou seja, o paciente recebendo uma ligação, ou via SMS. O formato SMS automático personalizado pode servir também para datas comemorativas, como aniversários. Os laudos podem ainda conter QR Code para o histórico.

Reveja a sua estratégia periodicamente

Por fim, não deixe de usar indicadores de desempenho para medir quanto os objetivos estão sendo alcançados. Assim, sua estratégia não fica engessada, correndo o risco de ser infrutífera. O básico todos os negócios devem fazer: seu laboratório deve ir além!

Tornamos a afirmar: marketing é sobre dinamismo. Por isso, de acordo com a percepção que as pesquisas de mercado trazem, é muito importante ajustar o plano para que ele seja eficiente, gerando resultados cada vez melhores e elevando a qualidade sempre.

Saiba como a Unilab pode te ajudar

Nossa última dica merece um tópico só para ela: automatize os processos, aproveite a tecnologia para alavancar a atuação do seu laboratório e, é claro, conte com quem mais entende do assunto para auxiliá-lo nessa caminhada.

O software Unilab implanta todas as etapas de marketing para laboratórios que citamos neste artigo. Além disso, por trás do programa que faz gestão de todos esses aspectos, temos uma equipe preocupada com as suas expectativas e a sua estrutura de TI.

Somos especializados em laboratórios de análises clínicas. Para saber como é possível levar toda essa experiência inovadora para o seu negócio, entre em contato conosco!

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