(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
14 jan 2019

Exames laboratoriais: aprenda avaliar a viabilidade econômica!

//
Comentários0

Alguns gestores de laboratórios tendem a pensar que quanto mais exames disponibilizarem, maiores serão os lucros e as possibilidades de crescimento. Na prática, porém, não é exatamente assim que funciona. Embora seja importante oferecer uma cobertura ampla e estabelecer estratégias para o desenvolvimento dos serviços, a viabilidade econômica dos procedimentos deve ser avaliada antes da sua implantação.

Nem sempre, atender muitos pacientes é garantia de alto retorno financeiro. Isso porque existem exames que demandam muito tempo e muitos recurso e, no final das contas, não geram muitos lucros. Saber identificá-los é uma forma de escolher as opções que realmente poderão levar sua clínica ao sucesso.

Se você deseja compreender melhor a viabilidade econômica dos exames laboratoriais e saber qual a melhor forma para avaliá-las, continue lendo este texto. Listamos abaixo algumas variáveis para análise que ajudarão você!

Projeção de receitas

O primeiro passo é avaliar o valor do exame em questão no mercado para prever o lucro que ele pode trazer. É importante ter em mente que o valor cobrado deve ser condizente com a região e os estabelecimentos de porte similar.

Projetar valores que estão muito abaixo ou acima disso pode trazer uma falsa ideia de viabilidade ou inviabilidade. Nesses casos, você corre o risco de chegar a uma conclusão e, na prática, não conseguir trabalhar com o preço planejado.

Ainda assim, na hora de projetar, é importante não considerar, a princípio, a capacidade total de geração de receitas. O ideal é adotar um percentual que fique entre 50% e 70% dessa capacidade. Além disso, deve-se levar em conta não somente a situação atual do mercado, mas as expectativas de crescimento que fazem parte da rotina do seu laboratório.

Projeção de custos, despesas e investimentos

Se projetar os valores que podem ser arrecadados com a realização do exame é importante, conhecer os custos envolvidos também é fundamental. Para começar a oferecer um novo exame, pode ser necessário adquirir novos equipamentos, por exemplo. Também será preciso comprar materiais, encontrar mão de obra e a emitir laudos.

Por isso, podemos dizer que só é possível definir a viabilidade financeira de exames laboratoriais após comparar as receitas que serão geradas com as despesas da implantação. Muitas vezes, será necessário investir em campanhas de marketing para divulgar a “novidade” e alcançar o público de forma efetiva. Tudo isso precisa entrar na conta.

Projeção de fluxos de caixa

O fluxo de caixa faz parte do dia a dia de todo gestor. Ele é todo o dinheiro que entra e sai do laboratório diariamente. Sendo assim, é impactado por todo procedimento realizado no laboratório. Para avaliar a viabilidade econômica de um exame, é necessário conhecer os níveis desse impacto.

Muitas vezes, exames de grande porte exigem altos investimentos, mas também trazem grandes receitas. Procedimentos menores demandam custos baixos, mas também trazem pequenas receitas. Entretanto, muitas vezes ganha-se na quantidade de atendimentos.

Dessa forma, manter uma boa gestão de fluxo de caixa e mensurar as diferenças entre investimentos e receitas é o caminho certo para escolher as inovações ideais para o seu estabelecimento.

Como você pôde ver, o potencial que os exames laboratoriais têm de trazer receitas deve ser avaliado antes de realizar qualquer investimento para a implantação de novos exames.

Se este post foi útil para você, não deixe de baixar o nosso e-book sobre gestão financeira de laboratórios!

Deixe seu comentário

Vendas