(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
Afinal, como posso fazer uma gestão laboratorial eficiente?
3 dez 2018

Afinal, como posso fazer uma gestão laboratorial eficiente?

//
Comentários0

Gerenciar um laboratório de análises clínicas não é algo simples, pois é preciso lidar com muitas questões ao mesmo tempo e um fluxo de trabalho bastante intenso.

Se a gestão laboratorial não for adequada, pode comprometer o atendimento aos pacientes e o próprio faturamento do estabelecimento.

Por isso, é fundamental procurar soluções que aumentem a eficiência, por meio de processos mais eficientes e ferramentas que contribuam, de fato, para agilizar e otimizar a rotina.

Assim, neste post apresentamos algumas dicas de tornar a sua gestão mais efetiva. Continue a leitura e saiba como aplicá-las no seu laboratório!

Padronize os processos internos

Se cada um dos seus colaboradores realizam os processos do laboratório de uma forma, isso pode estar prejudicando o fluxo de trabalho, pois, além de ser mais lento, cada vez que alguém comete um erro, gera retrabalho e compromete a entrega.

O ideal é procurar padronizar todas as operações para que os funcionários executem as funções da maneira mais rápida e sem erros. Dessa forma, tente criar etapas padronizadas, desde o cadastro de pacientes até a entrega dos laudos.

Facilite o agendamento de exames

Uma agenda mal organizada, bem como atrasos, abstenções e cancelamentos em cima da hora podem prejudicar o fluxo de atendimento no laboratório. Mas como resolver esse problema para a gestão laboratorial de forma eficaz?

A solução pode ser muito simples. Basta adotar um sistema de agendamento online. Nele, o próprio paciente consegue marcar e desmarcar os exames, sem a necessidade de um atendente.

Quando ele não puder comparecer, pode cancelar pela própria ferramenta, com o horário ficando disponível imediatamente.

Controle o armazenamento de documentos

Outro problema recorrente na gestão laboratorial é o armazenamento de documentos. Afinal, muitos deles, como as fichas de pacientes e os laudos anteriores, devem ser guardados por muito tempo.

Caso isso seja feita de forma física, é necessário um investimento muito grande em papel, em arquivos físicos e para a conservação deles.

Assim, uma saída pode ser o armazenamento em nuvem. Desse modo, todos os arquivos são mantidos digitalmente, podendo ser acessados ou impressos sempre que necessário. Tudo isso de maneira bastante segura e cômoda.

Adote rígidos controles financeiros

Mesmo que seus processos internos sejam otimizados, ainda assim seu faturamento pode ser prejudicado pela falta de controle das finanças. Uma gestão laboratorial eficiente depende de um fluxo de caixa bem organizado, com todas as contas a pagar e a receber.

Para tanto, utilize uma ferramenta de monitoramento que ofereça um panorama sobre todas as entradas e saídas do seu laboratório.

Dessa forma, você pode acompanhar melhor seus resultados, se programar para todos os pagamentos e até prever alguns problemas.

Faça relatórios de apoio à gestão laboratorial

Por fim, com as informações financeiras e todos os documentos em dia, fica mais fácil gerar relatórios completos sobre a situação do seu laboratório. Eles são importantes para te ajudar a compreender diferentes cenários e tomar decisões mais acertadas.

Todas as ações acima podem ser feitas mais facilmente com a ajuda de um software de gestão para laboratórios. Com essa ferramenta, dá para padronizar todos os processos, desde o cadastro de pacientes até a emissão dos laudos.

O sistema opera em nuvem, assim as informações são sempre armazenadas de modo seguro.

De qualquer forma, é importante ter em mente que uma gestão laboratorial eficiente depende de muito trabalho. Isso não significa que você não possa contar com o apoio da tecnologia, não é mesmo?

Gostou dessas dicas de como fazer uma boa gestão laboratorial? Quer entender melhor como algumas ferramentas podem ajudar nesse processo? Então, descubra as principais tecnologias utilizadas em laboratórios!

Deixe seu comentário

Vendas