7 dicas para motivar os colaboradores do seu laboratório

Motivar os colaboradores do seu laboratório de análises clínicas é fundamental para a qualidade dos serviços prestados e para a segurança que as funções exigem. Trata-se de tomar pequenas ações no dia a dia, capazes de transformar o ambiente de trabalho e, consequentemente, oferecer uma melhor experiência também aos seus pacientes. Técnicos, auxiliares e outros…

Como aumentar a agilidade nos processos laboratoriais? Entenda aqui!

Quando o médico ou profissional de saúde solicita um exame, entende-se que ele precisa desse resultado para continuar o tratamento do seu paciente, preferencialmente sem atraso. Dessa maneira, o laboratório assume uma responsabilidade muito grande, aumentando os esforços para garantir agilidade nos seus processos. Para alcançar esse bom desempenho, é preciso apostar em algumas estratégias,…

5 benefícios de um software de gestão para melhorar a qualidade de seu laboratório

O software de gestão laboratorial é uma ferramenta utilizada para integrar todos os processos e informações em um único sistema, facilitando assim a rotina do laboratório. Além de dar total controle, autonomia e visão ampla sobre áreas diferentes do laboratório, o sistema faz com que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e erros minimizados.…

Entenda como funciona e a importância do blockchain para saúde

Com os avanços tecnológicos, é quase natural que surjam novos recursos, capazes de revolucionar setores inteiros. Um bom exemplo disso é o blockchain para saúde. Trata-se de uma ferramenta implementada primeiramente para transações financeiras envolvendo criptomoedas. Devido ao seu nível elevado de segurança, alastrou-se também para outras vertentes, como é o caso da saúde. Se…

3 dicas para otimizar o controle do histórico de paciente em laboratórios

O histórico de paciente reúne os dados sobre exames realizados e demais informações referentes à saúde dele. Esse tipo de histórico é de grande importância para a gestão laboratorial. Isso porque, quando ocorre esse acompanhamento, é possível ter total acesso aos fatores de risco, podendo agilizar diagnósticos. Além disso, o histórico de paciente serve de base…

Notificação compulsória imediata: saiba quando e como deve ser feita

A notificação compulsória é um mecanismo utilizado para levar ao conhecimento das autoridades sanitárias o surgimento da existência de determinada doença ou situação que comprometa a saúde pública. Essa notificação existe em diversos níveis, e o mais urgente deles é a notificação compulsória imediata. Ela é uma dentre muitas normas na área de saúde, importante…