Gestão da Qualidade em laboratórios de análises clínicas: entenda!

A fim de assegurar o controle de qualidade laboratorial, é fundamental a aplicação de processos de gestão que permitam a todos os profissionais envolvidos acompanhar o desempenho dos procedimentos técnicos, avaliar os resultados e revisar continuamente os métodos adotados na rotina. Seja para fazer com que o laboratório gere resultados com mais eficiência e se…

4 erros que prejudicam seus indicadores de qualidade do laboratório

Gerenciar um laboratório envolve diversos desafios. São muitas variáveis para fazer a gestão e é fundamental realizar um monitoramento adequado, verificando como está o desempenho das práticas diárias. Os indicadores de qualidade são ferramentas extremamente necessárias nesse processo, porque eles contribuem para a identificação de falhas e potencialidades, assim como para o desenvolvimento de medidas corretivas. Pensando…

Biossegurança em laboratórios: 3 principais exigências da Anvisa!

A biossegurança em laboratórios é fundamental para garantir a saúde e a integridade dos pacientes. Por essa razão, existem órgãos responsáveis por fiscalizar essa questão. É o caso da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Trata-se da instituição responsável por redigir legislações e normas a serem seguidas e por garantir que elas sejam cumpridas. A…

Quais os indicadores de qualidade indispensáveis em laboratórios?

Você sabe quais são os indicadores de qualidade de um laboratório? Vivemos em um mercado altamente competitivo, que exige que busquemos diferenciais para ganhar a preferência dos pacientes. Entretanto essa questão está longe de ser uma “missão impossível”, visto que há aspectos que se pode analisar de modo a mensurar a qualidade do seu atendimento.…

indicadores de qualidade

Indicadores de qualidade: 3 principais para laboratórios de análises clínicas

Os indicadores de qualidade de software permitem que um laboratório passe a ter controle de todo o processo produtivo e garanta que eles estejam alinhados às expectativas da empresa. Por meio dos dados e informações que eles expressam, a gestão interpreta o andamento da rotina do estabelecimento e se os processos estão satisfatório, tendo em vista o…

Excelência no atendimento: por que investir em melhorias no atendimento para saúde?

Mesmo que o seu laboratório de análises clínicas venha apresentando bons resultados ultimamente, sempre é possível melhorar, certo? E nada mais efetivo que a excelência no atendimento para fazer o seu negócio crescer. De fato, com uma boa gestão e os investimentos certos, um bom atendimento pode ser a chave para o sucesso de qualquer…