Qual a real importância da biossegurança no laboratório? Veja aqui!

A conceito de biossegurança deve ser muito bem compreendido pelos gestores de laboratórios. Os princípios preconizados por ela estão associados às práticas que diminuem a exposição aos patógenos e que também reduzem acidentes durante a manipulação. Toda essa proteção não é restrita apenas aos funcionários do local. Ela é tão abrangente que garante integridade de…

5 medidas para ter um excelente controle de qualidade laboratorial

Organização e eficiência não devem ser as únicas preocupações na gestão interna de um laboratório de análises clínicas. Pelo contrário, o controle de qualidade laboratorial tornou-se um dos fatores mais importantes para o sucesso desse tipo de negócio, uma vez que é responsável diretamente pela atenção às normas de segurança e à legislação do setor.…

O que você precisa saber sobre a NR 6 aplicada aos laboratórios

Segurança e qualidade são preocupações constantes de todo gestor. Quando pensamos em laboratório, não poderia ser diferente. Para garantir tais questões, existem algumas normas e leis específicas. É o caso da nr 6, que versa sobre as normas gerais para o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A principal função de tais equipamentos está…

Gestão da Qualidade em laboratórios de análises clínicas: entenda!

A fim de assegurar o controle de qualidade laboratorial, é fundamental a aplicação de processos de gestão que permitam a todos os profissionais envolvidos acompanhar o desempenho dos procedimentos técnicos, avaliar os resultados e revisar continuamente os métodos adotados na rotina. Seja para fazer com que o laboratório gere resultados com mais eficiência e se…

4 erros que prejudicam seus indicadores de qualidade do laboratório

Gerenciar um laboratório envolve diversos desafios. São muitas variáveis para fazer a gestão e é fundamental realizar um monitoramento adequado, verificando como está o desempenho das práticas diárias. Os indicadores de qualidade são ferramentas extremamente necessárias nesse processo, porque eles contribuem para a identificação de falhas e potencialidades, assim como para o desenvolvimento de medidas corretivas. Pensando…

Biossegurança em laboratórios: 3 principais exigências da Anvisa!

A biossegurança em laboratórios é fundamental para garantir a saúde e a integridade dos pacientes. Por essa razão, existem órgãos responsáveis por fiscalizar essa questão. É o caso da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Trata-se da instituição responsável por redigir legislações e normas a serem seguidas e por garantir que elas sejam cumpridas. A…

Quais os indicadores de qualidade indispensáveis em laboratórios?

Você sabe quais são os indicadores de qualidade de um laboratório? Vivemos em um mercado altamente competitivo, que exige que busquemos diferenciais para ganhar a preferência dos pacientes. Entretanto essa questão está longe de ser uma “missão impossível”, visto que há aspectos que se pode analisar de modo a mensurar a qualidade do seu atendimento.…