(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
sistema de gestão de estoque
4 jan 2019

O que considerar ao escolher um sistema de gestão de estoque?

//
Comentários0

A tecnologia é uma grande aliada da administração de laboratórios de análises clínicas. Entre as diversas ferramentas que facilitam a vida dos gestores hoje em dia, uma das mais importantes é o sistema de gestão de estoque. Com um software é possível ter um controle mais eficiente de todas as entradas e saídas, dos prazos e quantidades, além de também melhorar a relação com os fornecedores.

Porém, diante de tantas possibilidades, qual ferramenta escolher? Neste post apresentaremos o que considerar ao optar por um sistema de gestão de estoque. Continue a leitura e descubra!

Possibilidade de demostração da ferramenta

A primeira coisa é que você precisa conhecer o sistema. Não dá para contratar um fornecedor sem antes saber se ela será útil para o seu dia a dia e se as funcionalidades são boas e adequadas à sua realidade.

Para tanto, verifique se a empresa oferece uma demostração da solução. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e explorar bem todas as funções.

Adequação à realidade do laboratório

Os sistemas genéricos podem até ser úteis, mas não atendem a todas as necessidades de um laboratório, visto que o seu estoque é bastante específico e que possui uma rotina atípica em relação a muitos outros setores.

Entretanto, existem diversos tipos de sistema de gestão de estoque adequados a diferentes realidades, como empresas varejistas, indústrias e até na área de serviços. Na hora de escolher é preciso que ele contenha funções que sejam úteis para o dia a dia do seu negócio.

Compatibilidade com outras ferramentas

A gestão de estoque é apenas um dos vários processos do seu laboratório. Portanto, vai ser preciso que você adquira outras ferramentas para cuidar de outras áreas. O ideal é que o sistema seja compatível e adaptável a elas.

Melhor ainda é contar com uma solução completa, integrada, que auxilie em todos os processos de gestão da empresa. Desta forma, ela pode cuidar tanto do estoque quanto das finanças, da gestão de recursos humanos etc.

Suporte e treinamento da sua equipe

O sistema de gestão de estoque precisa ser intuitivo e fácil de ser usado. Contudo, isso não significa que a empresa não deva fornecer um treinamento para a equipe. Do contrário, de nada adianta contratar uma ferramenta que seus funcionários não saibam usar.

Da mesma forma, é necessário que ela ofereça um bom suporte para atender a todas as necessidades e esclarecer às dúvidas dos usuários. Isso deve ser feito por meio da disponibilidade de diversos canais de comunicação, além de visitas periódicas ao seu laboratório.

Relação custo-benefício vantajosa

Por fim, o sistema de gestão precisa caber no seu orçamento, não pesando nas contas da empresa. No entanto, ele deve realmente corresponder ao investimento, trazendo melhorias e atendendo às necessidades do laboratório.

Para isso, é fundamental procurar pelos serviços de um fornecedor confiável, com experiência e credibilidade no mercado. O sistema de gestão de estoque não deve ser apenas um software, mas um serviço completo para o laboratório.

Gostou de saber mais sobre o sistema de gestão de estoque? Ficou interessado em entender melhor ou contratar a solução? Então entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e conhecer os nossos serviços!

Deixe seu comentário

Vendas