(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
15 mar 2019

Veja como sistemas para laboratórios de análises clínicas evitam erros comuns nos processos manuais

//
Comentários0

A propedêutica laboratorial é uma parte fundamental do fluxo em saúde. Devido à alta dependência que procedimentos e consultas têm de seus resultados, ela vem sendo cada vez mais solicitada. Por essa importância, erros nesse processo podem ter consequências graves: você já se questionou como um sistema para laboratórios de análises clínicas pode ajudar?

Os processos manuais predispõem a diversos equívocos, dentro e fora do laboratório. Requisições inadequadas, grafia ilegível e troca na identificação de materiais são alguns desses erros. Com o auxílio da tecnologia, no entanto, é possível minimizar equívocos e fornecer um serviço de maior qualidade para o paciente.

Neste post, falamos sobre alguns dos principais erros que podem ocorrer em laboratórios de análises clínicas. Em cada um deles, abordaremos como um sistema específico pode ajudar na prevenção e minimização desses equívocos. Está preparado para saber mais? Continue a leitura!

Erros de identificação

A identificação é um desafio para fluxos laboratoriais. Ela configura o erro mais comum nesses ambientes, responsável por resultados trocados e coletas inadequadas. Quando o processo de identificação é feito de forma manual, as chances de algum deslize são ainda maiores: como o fluxo de pacientes é muito grande, com frequência nomes ou etiquetas são trocados.

Um sistema para laboratórios de análises clínicas pode facilitar esse processo. Por meio da automatização de processos no momento da identificação, o software capta exatamente os dados do paciente no ambiente virtual. Na impressão personalizada, essas informações são agrupadas em etiquetas padronizadas, evitando possíveis equívocos. Além disso, o sistema organiza o fluxo de maneira a fornecer diversas etapas de verificação, aumentando a segurança de dados do paciente.

Erros no estoque

Em um laboratório de análises clínicas, o armazenamento de materiais é um momento crítico. Muitos exames requerem que o tempo de resfriamento, transporte ou avaliação sejam cronometrados. Nesse processo, o erro mais comum é o esquecimento: caso algum setor atrase minutos ou horas para realizar sua tarefa, o resultado do exame pode ficar comprometido.

O sistema para laboratórios de análises clínicas atua cronometrando precisamente o momento de cada tarefa dentro do laboratório. Para isso, entidades competentes são avisadas exatamente na hora em que devem atuar; além disso, o próprio software pode ser informado do tempo de resfriamento ou transporte de algum material. Dessa maneira, esses procedimentos são automatizados e, o tempo de execução, otimizado.

Erros na área administrativa

A área administrativa, em qualquer negócio, está susceptível a erros. Embora menos comuns do que os citados anteriormente, equívocos nesse setor são mais abrangentes. Erros de marcação, na comunicação de horários ou na listagem de procedimentos podem envolver vários pacientes.

Nesse caso, o uso da tecnologia faz com que o trabalho administrativo seja mais otimizado. Afinal, o uso de um sistema para laboratórios de análises clínicas traz várias vantagens em relação aos processos manuais. Diminuição no armazenamento físico de dados, otimização do tempo e automação de tarefas são alguns deles. Dessa maneira, é possível desafogar a área administrativa e diminuir a incidência de erros.

O setor de propedêutica recebe, diariamente, dezenas a centenas de pacientes por unidade. Devido à alta demanda, é importante que os erros sejam minimizados e, os processos, automatizados. Nesse contexto, o auxílio da tecnologia pode oferecer melhorias valiosas em índices de qualidade do serviço.

O Unilab é um software completo para a gestão de laboratórios. Oferecemos um sistema para laboratórios de análises clínicas específico para as demandas na área. Por que não entra em contato conosco? Estamos ansiosos para conhecê-lo melhor.

Deixe seu comentário

Vendas